Artigos


III SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Telenovelas japonesas: um dos aspectos ainda pouco conhecidos no Brasil da cultura pop japonesa

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Mauro Neves é professor titular do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros, da Faculdade de Estudos Estrangeiros, da Universidade Sophia em Tóquio. Sua formação original é em História do Japão, com M.A. obtido na Universidade Budista de Kyoto, mas, desde 1998, tem se dedicado a pesquisar e analisar fenômenos da cultura pop (mídia, música, cinema e outros) do Japão e da Coreia do Sul. Sua pesquisa passa também por ser uma pesquisa comparativa entre esses fenõmenos e a cultura pop de Portugal e do Brasil. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados no Japão, nos Estados Unidos, na Coreia do Sul, em Portugal, na Croácia, além do Brasil. Atualmente está realizando uma pesquisa sobre as formas de consumo da cultura pop, sobretudo da música pop, do Japão e da Coreia do Sul na América Latina, como parte de um projeto de pesquisa sobre os contatos entre a Ásia e a América Latina através do Oceano Pacífico, projeto este realizado em conjunto com outros pesquisadores e com suporte financeiro do governo japonês.

 

Palavras-chave: cultura pop, televisão, telenovela, identidade social, história

 

Resumo: Mesmo com a Netflix e outras formas de poder-se acessá-las através da internet, as telenovelas japonesas (conhecidas em língua japonesa como terebi dorama, ou seja, drama televisivo) continuam a ser um dos aspectos ainda pouco conhecidos no Brasil da cultura pop japonesa. Talvez isso se deva ao fato de serem telenovelas bem curtas e, por isso, muitas vezes interpretadas fora do Japão como congêneres das séries europeias e estadunidenses, o que não são. Por outro lado, também é possível considerar que a imagem mais forte do produto audiovisual japonês no Brasil continua a ser o animê, seguido depois pelo cinema, o que faz com que as telenovelas não sejam tão conhecidas como os animês, nas quais algumas até mesmo se baseiam, e os filmes japoneses. Além disso, é preciso também levar em consideração a penetração muito mais marcante no Brasil, e na América Latina como um todo, das telenovelas coreanas, as quais têm uma estrutura muito mais próxima das suas congêneres latinoamericanas, o que também contribui para que a grande maioria dos espectadores brasileiros tenham dificuldade de identificar e consumir as telenovelas japonesas como telenovelas. Pretendemos aqui, depois de explicar alguns pontos importantes para se entender a estrutura das telenovelas japonesas e de tocar um pouco na sua evolução histórica, através dos comentários sobre alguns dos gêneros mais importantes da teledramaturgia japonesa, bem como sobre algumas dessas telenovelas, fazer com que mais brasileiros sintam-se atraídos por esse outro aspecto fascinante da cultura pop japonesa.

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader