Artigos
SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Reinventando o Japão: cinema antes e depois de Hiroshima e Nagasaki – Mizoguchi Kenji e Naruse Mikio
O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.
João Lanari Bo
Brasília – DF
● Funções Atuais
Professor do Departamento de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) desde 1982, nas cadeiras História do Cinema, Argumento e Roteiro, Cinema Brasileiro, Cinema e Literatura, Tendências do Cinema e TV, Legislação de Televisão, História do Cinema Japonês
● Publicações
– Proteção do Patrimônio na UNESCO: ações e significados (Ed. UNESCO, 2003)
– Cinema Japonês – Filmes, diretores, histórias (Ed. Giostri, 2016)
– Cinema para russos, cinema para soviéticos (Ed Bazar do Tempo, 2019)
E-mail: j_lanari@hotmail.com
Resumo: Exame da produção de Mizoguchi e Naruse nos períodos imediatamente anterior e posterior ao ataque nuclear em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Impacto do evento no conteúdo dos filmes e sua relação com a audiência.
Palavas-chave: Cinema Japonês. Hiroshima e Nagasaki. Mizoguchi e Naruse.
O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.