Artigos


SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – As mulheres em tempos de crise: “situação fronteira” das mães chefes de família monoparental no Japão

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Yumi Garcia dos Santos: Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP e Université Paris 8 – Vincennes – Saint Denis (França, co-tutela, 2008). É desde 2012 professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Suas pesquisas são voltadas para os temas relações de gênero, desigualdades sociais, trabalho, políticas sociais, migrações, trajetórias, comparações internacionais. As pesquisas no Japão têm se centrado sobre mulheres, família, política pública e imigração.

E-mail: yumigarciasantos@gmail.com

 

Resumo: Desenvolvo neste ensaio sobre o que podemos entender como “situação fronteira” que as mulheres chefes de família monoparental vivenciam na sociedade japonesa à luz do sistema familiar que combina o antigo e o novo, assim como da política de proteção social voltada para elas e suas transformações. Ora vistas como mães desamparadas, ora vistas como força de trabalho desperdiçado, são objeto de normatização polarizada conforme obrigam as conjunturas nacional e global, sendo esses últimos 15 anos ditado pela política do workfare. Mas a crise do coronavírus pode ter interrompido uma perspectiva top down para escutar a demanda das próprias mães organizadas, sob a evidência de uma pauperização acentuada.

 

Palavas-chave: mulheres chefes de família monoparental, família, políticas sociais, crise, Japão

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader