Artigos


SÉRIE ESPECIAL DE ENSAIOS – Um olhar para o passado: Yosano Akiko e a Influenza Espanhola de 1918-1920

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Donatella Natili: Professora adjunta de literatura japonesa da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Literatura Japonesa Moderna e Contemporânea pelo Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília (UnB), realizou pós-doutorado na Universidade Waseda, Japão (2014). Possui Mestrado em Literatura Japonesa pela UnB (2005), Especialização em Literatura Moderna Japonesa pela Universidade Meiji de Tóquio (1992) como bolsista do Ministério da Educação do Japão. Tem experiência na área de Mídia, Tradução, Ensino da Cultura e Literatura Japonesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura japonesa moderna e contemporânea, Poesia japonesa moderna, Estudos de gênero, Cinema e literaturas comparadas. É autora e tradutora de Descabelados (2007), uma seleção de poemas de Yosano Akiko.

E-mail: donatella.natili@gmail.com

 

Resumo: A poetisa Yosano Akiko, ao longo de sua fértil e bem-sucedida carreira literária, destacou-se também como observadora perspicaz da sociedade, expressando suas ideias em muitos ensaios críticos que fascinam o leitor por sua linguagem refinada, associada a um pensamento lógico. Este artigo apresenta algumas de suas reflexões, registradas em três ensaios publicados durante a pandemia de influenza espanhola em 1918-20. As observações de Akiko chamaram a atenção da mídia japonesa neste ano da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19, e fascinam o leitor pela semelhança com a situação que vivemos hoje.

 

Palavras-chave: Pandemia, Japão, literatura japonesa, Yosano Akiko

O artigo não pode ser utilizado total ou parcialmente sem o expresso consentimento do autor. A FJSP não detém os direitos sobre a obra, que pode ser protegida por direitos autorais.

Baixar o arquivo em PDF Baixar o Adobe Reader