Eunice Suenaga – Ebisu

Tradução em Foco > Ebisu

 

Depois segui a Ebisu, onde Tsukuru tem um encontro com Sara no início do romance. Voltei uma vez a Jiyûgaoka e peguei a linha Tokyu Toyoko até a estação de Nakameguro, onde fiz baldeação para o metrô Hibiya.

Na noite em que Tsukuru conta a Sara o que se passou há mais de dezesseis anos, quando os seus melhores amigos da sua cidade natal, Nagoia, romperam a relação com ele, os dois estão “em um pequeno bar afastado da estação de Ebisu” (p. 20). Depois do encontro, eles “se despediram na entrada da estação do metrô. Ela subiu a escada rolante para pegar a linha Yamanote, ele desceu para a linha Hibiya, e cada um voltou para sua casa” (p. 42).

 

Estação de Ebisu. Escadaria para a linha Hibiya, à esquerda, e escada rolante para a saída leste da JR Ebisu, à direita. Foto © Eunice Suenaga

 

Ao chegar a Ebisu, subi a escadaria que Tsukuru desceu no romance: ele pegou o metrô para fazer o percurso inverso ao que eu tinha feito, ou seja, seguir de Hibiya a Jiyûgaoka. Chegando ao piso térreo, vi diante de mim a longa escada rolante que dá para a entrada leste da estação JR Ebisu. Assim como Sara, subi a escada rolante para pegar a linha Yamanote.

 

Estação de Ebisu, escada rolante para a saída leste da JR Ebisu. Foto © Eunice Suenaga

 

Enquanto esperava o trem, caminhei ao longo da plataforma 1 e 2 tirando algumas fotos de trens e da plataforma, e cheguei à extremidade próxima à estação de Meguro. Um rapaz que tinha uma câmera com uma lente longa perguntou se eu pretendia tirar alguma foto em  especial, e respondi que não, que só queria tirar fotos de trem. Ele então apontou a plataforma 3 e 4 e disse que naquela plataforma, na extremidade próxima a Shibuya, era possível tirar fotos boas com até quatro trens alinhados, pois nessa estação os dois trilhos da linha Yamanote e os dois trilhos da linha Saikyô passavam paralelos. Na verdade não tinha nenhuma pretensão de tirar fotos incríveis com o meu celular velho, mas para não desapontá-lo, agradeci e subi a escadaria para atravessar para a plataforma 3 e 4. Aguardei alguns minutos, mas a melhor foto que consegui tirar foi a de dois trens alinhados. Desisti, voltei para a plataforma 1 e 2 e peguei a linha Yamanote no sentido Shinjunku.

 

Estação de Ebisu, dois trens alinhados que consegui capturar. Foto © Eunice Suenaga

 

 


 

<< 2. Ookayama  //  4. Shinjuku >>

2[ 3 ]4

*Os usos de imagens e conteúdos desta página são exclusivamente para fins educacionais e de divulgação de cultura japonesa, sem fins comerciais.