Eunice Suenaga – Ookayama

Tradução em Foco > Ookayama

 

No romance é citado várias vezes que Tsukuru cursou num renomado instituto tecnológico em Tóquio. Não sei se o autor tinha alguma faculdade especial em mente, mas a duas estações de Jiyûgaoka, na linha Tokyu Oimachi, fica a estação de Ookayama onde se localiza um dos campi do Tokyo Institute of Technology,  , uma instituição pública de ensino de renome. Logo ao sair da catraca principal de Ookayama, podemos avistar o portão principal do campus na diagonal esquerda. Assim como a maioria das universidades de Tóquio, nesse instituto também as aulas são ministradas apenas online desde março, e o campus está relativamente vazio.

 

Portão principal do campus de Ookayama do Tokyo Institute of Technology. Foto © Eunice Suenaga

 

Ao entrar pelo portão principal, vejo à esquerda degraus que seguem do chão até o alto, que não havia antes. Na verdade trata-se de um prédio recém-construído, Taki Plaza, projetado pelo escritório de arquitetura de Kengo Kuma e previsto para ser inaugurado em dezembro como um hub de intercâmbio cultural e acadêmico.

 

Taki Plaza, campus de Ookayama. Foto © Eunice Suenaga

 

Os degraus formam um telhado inclinado e aparentemente é possível subir até certo ponto. Mas como o prédio ainda estava fechado e não pude subir os degraus, contornei-o e cheguei ao pátio de deck de madeira ladeado por pés de cerejeira, na frente do prédio principal com a torre do relógio. As flores de cerejeira colorem a paisagem na primavera, mas nessa época do ano as suas árvores estão sem flores e sem folhas. Outono é época de ginkgo, com suas folhas amarelas colorindo a paisagem universitária.

 

Campus de Ookayama do Tokyo Institute of Technology. Prédio principal com torre do relógio ao fundo, pátio com pés de cerejeira à direita e pés de ginkgo à esquerda. Foto © Eunice Suenaga

 

 


 

<< 1. Ginkgo, arquitetura e trens: seguindo as pistas de Tsukuru Tazaki  //  3. Ebisu >>

・  [ 2 ] 34

*Os usos de imagens e conteúdos desta página são exclusivamente para fins educacionais e de divulgação de cultura japonesa, sem fins comerciais.