Agenda


Fundação Japão divulga finalistas de Concurso de Desenhos que ilustrarão calendário de 2026

Publicado por beatriz em Língua Japonesa

Sem comentários

Conheça os desenhos que ilustrarão o calendário de 2026; edição contou com mais de mil participantes

A Fundação Japão São Paulo, divulga a vencedora do Concurso de Desenhos 2025, que neste ano teve como tema “Um mergulho nas obras literárias japonesas”. Além da vencedora, outros trabalhos foram selecionados para ilustrar o calendário oficial da instituição em 2026.

1405 estudantes participaram da edição que teve um recorde de inscrições, com alunos de 43 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

 

Confira os 12 trabalhos selecionados no formato de calendário digital (PDF) que podem ser usados como papel de parede impressos nos tamanhos A4 ou A3.

 

CALENDÁRIO 2026 (Vertical)

CALENDÁRIO 2026 (Horizontal)

 

O trabalho vencedor deste ano foi da aluna Júlia Fidelis Andrade Santos, de 15 anos, estudante do E.E. Antônio Padilha em Sorocaba (SP), foi a vencedora do concurso com o desenho Hitotsume Kozoo to Choochin obake (O menino de um olho e a lanterna assombrada).

A seguir, a lista com os dados da vencedora, seguidos dos demais trabalhos premiados, divididos por idade e em ordem alfabética.

 

 


A aluna vencedora

 

O trabalho vencedor deste ano foi da aluna Júlia Fidelis Andrade Santos, de 15 anos, estudante do E.E. Antônio Padilha em Sorocaba (SP), foi a vencedora do concurso com o desenho Hitotsume Kozoo to Choochin obake (O menino de um olho e a lanterna assombrada). Nesta entrevista, a aluna fala sobre sua paixão pela cultura japonesa e a alegria de ter sido premiada no concurso.

 

De onde surgiu a ideia e por que escolheu “Hitotsume Kozoo to Choochin obake“? Tem alguém na família que estuda ou trabalha com algo relacionado às artes?

Júlia: Escolhi esse tema porque sempre gostei muito do folclore japonês, acho ele extremamente inspirador para desenhar. O Hitotsume Kozoo e o Choochin Obakeforam escolhas naturais, já que são meus favoritos. Na minha família, ninguém estuda ou trabalha com arte. Sou a única que seguiu esse caminho.

Você já participou do Concurso de Desenhos em 2023 e ganhou o Prêmio Japan Sunset, que lhe deu a oportunidade de fazer gratuitamente um curso de desenhos de mangá. Como esse curso influenciou a sua técnica de desenhar? 

JS: O curso da Japan Sunset foi incrível! Aprendi muito com os excelentes professores de lá. As técnicas que eles ensinaram realmente mudaram a forma como eu desenho, sinto que melhorei bastante graças a essa oportunidade.

Neste concurso de 2025, você foi a vencedora. Como você recebeu esta notícia?

JS: Quando soube da vitória, no começo fiquei sem reação, mas logo a ficha caiu e fiquei muito animada e feliz, foi uma sensação maravilhosa.

Como é a sua relação com a cultura japonesa? Costuma participar de eventos, cursos ou outras atividades ligadas à cultura e tradição japonesa? Há quanto tempo estuda japonês?

JS: Sempre que acontecem eventos na minha cidade ligados à cultura japonesa, costumo participar porque acho muito interessante. Estudo japonês há três anos, e isso tem me aproximado ainda mais dessa cultura.Com certeza, estudar japonês e ter contato com a cultura me motiva bastante a desenhar. As histórias, as tradições e até a própria língua me inspiram!

 


Sobre o Concurso de Desenhos
Idealizado em 1999 pelo professor Akira Muto, que atuava na Fundação Japão como docente de língua japonesa, a iniciativa surgiu com o propósito de criar pôsteres para divulgar os cursos de língua japonesa dos centros de ensino de línguas das escolas estaduais de São Paulo e do Paraná (CEL e CELEM, respectivamente). O sucesso do concurso culminou na produção de um calendário anual que exibe os 12 desenhos que mais se destacaram, algo que se tornou tradição desde o ano 2000.
A partir de 2004, o concurso passou a incluir também alunos de cursos de língua japonesa junto às escolas de ensino fundamental e médio, tanto das escolas públicas quanto das privadas. No início, os participantes eram livres para criar desenhos que expressassem temas relacionados à língua e cultura japonesas.
Os calendários são oferecidos de maneira virtual no nosso site, permitindo impressão em formatos horizontal e vertical. Além disso, uma versão customizável será desenvolvida e disponibilizadas, proporcionando aos usuários a chance de selecionarem seus desenhos favoritos entre os finalistas ou que receberam Menção Honrosa, e criarem assim seu próprio calendário por meio de um plug-in. Você pode acessar os calendários dos anos anteriores no nosso site. O calendário de 2026 será disponibilizado em novembro.


Deixe um comentário


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.