Agenda
Festival Internacional de Teatro de Sombras chega ao interior de São Paulo
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Biblioteca 03/05/2019
A sexta edição do evento reúne companhias vindas do Japão, Alemanha, Espanha, Argentina e Brasil
O VI Festival Internacional de Teatro de Sombras acontece entre 5 e 12 de maio, nas cidades de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Jacareí, São José dos Campos e Lagoinha.
Para participar do Festival, a Fundação Japão traz para o Brasil a Cia. Mochinosha, especialmente para realizar duas apresentações. A primeira, em 5 de maio, acontece em Jacareí, às 16h, na Sala Mario Lago. No dia 7 de maio, a Companhia estará em Taubaté, às 10h, na Escola Marlene Miranda. As apresentações têm entrada gratuita, serão narradas em japonês, mas com legenda eletrônica em português.
O Festival, único do gênero realizado no país, tem o intuito de propiciar a troca de experiência e intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local. Para esta edição, além da Cia. Mochinosha, do Japão, estarão presentes outras sete companhias, vindas da Alemanha, Espanha, Argentina e também do Brasil.
Idealizado e produzido pela Cia Quase Cinema, o Festival incluirá em sua programação residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos, que devem atrair cerca de 1.500 espectadores. Todas as atividades são gratuitas.
ESPETÁCULOS
JAPÃO
O Reino das Sombras – Mochinosha Puppet Theatre
05/05 às 16 h – Sala Mario Lago / Jacareí
07/05 às 10 h – Escola Marlene Miranda / Taubaté
Há um reino mágico onde é sempre noite. Uma coruja que está cuidando do reino proibiu o sono. Será que uma criança pode parar a coruja antes que nossos sonhos não sonhados destruam o mundo? Junte-se a nós enquanto criamos um cinema vivo em frente aos seus olhos para levá-lo numa jornada ao Reino das Sombras. O espetáculo é uma aventura em teatro de sombras num estilo cinematográfico.
Com aproximadamente 300 silhuetas projetadas numa grande tela, o espetáculo cria a sensação de assistir um cinema animado ao vivo. O espetáculo lida com um fenômeno contemporâneo chamado FOMO (“medo de estar perdendo algo”), uma das causas da privação do sono, que por sua vez está ferindo nosso sonho de vida e imaginação. Nossa esperança com este espetáculo é que as crianças que o assistam sejam inspiradas a passar menos tempo de suas vidas em seus telefones e mais tempo sonhando.
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)
ALEMANHA
Controle Remoto – Sandokhan, Dancealot. & Die Trommel des Todes
07/05 às 14h30 – Sala Mario Lago / Jacareí
09/05 às 19h30 – Teatro Metrópole / Taubaté
10/05 às 14h – Praça da Matriz – São Luiz do Paraitinga
Uma sombra presa num mundo de 2 dimensões. Como escapar para a 3ª dimensão, sair do quadro e virar um ser de verdade? Será a 3ª dimensão realmente a liberdade ou apenas o próximo nível de um grande jogo? A história muda intrepidamente e com velocidade de tirar o fôlego entre assistir TV, um universo onírica, o faroeste selvagem e uma luta de espadas do oriente.
A performance une projeção, pintura ao vivo em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo. Na frente e atrás da projeção, três artistas mostram a magia das sombras com areia, dança e música.
Duração: 45 min
Classificação etária: Livre
ARGENTINA
Dez Anos de Sombra – Sombras Chinas
08/05 às 14h – Centro Cultural – Lagoinha
09/05 às 15h – Teatro Galpão – Pindamonhangaba
11/05 às 20h – Praça da Matriz – São Luiz do Paraitinga
Desde o princípio dos tempos o homem tem convivido com sua sombra. Convertendo esta em arte há milhares de anos, as sombras têm corrido o mundo através da história do oriente ao ocidente.
A apresentação homenageia os dez anos de trajetória da Companhia fazendo espetáculos de sombras. É a festa de aniversário de todas as personagens feitas com as sombras das mãos. Algo efêmero, mas que perdura na memória por sua simplicidade e por suas histórias curiosas. Um estilo de teatro típico nas cortes do século XIX em Paris, anterior ao cinema, que não morre, que desperta o desejo de brincar com a sombra de cada um do público. Uma coleção de histórias projetadas à vista de todos, pelo movimento mágico das mãos e pequenos acessórios.
As melhores cenas destes dez anos, que unem as diferentes artes das sombras chinesas: o cinema mudo, a magia, o boneco, o cômico, a música, as artes visuais, o teatro, a figura animada. Sem palavras, como um filme artesanal.
Duração: 45 min
Classificação etária: 10+
ESPANHA
O Flautista de Hamelin – Cia Olveira Salcedo
07/05 às 19h30 – Teatro Metrópole / Taubaté
11/05 às 16h – Teatro do SESI / São José dos Campos
12/05 às 15h – Sítio do Pica Pau Amarelo / Taubaté
O ponto de partida é a lenda medieval alemã, que conta como um flautista liberta uma praga de ratos na cidade de Hamelin e, mais tarde, salva as crianças da cidade dos adultos, que não cumpriram suas promessas. Uma história que apresenta uma sociedade podre e decadente, que precisa de mudanças. Nesta versão, para reforçar essa idéia, as crianças são injustamente acusadas de crimes cometidos por ratos.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre (a partir de 5 anos)
BRASIL (Brasil)
2 Mundos – Cia Lumiato
06/05 às 18h30 – Teatro Ariano Suassuna – Jacareí
Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado, que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta a história do encontro de duas culturas opostas, que revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.
Duração: 45 min
Classificação etária: 12+
BRASIL (São José dos Campos)
Acorda Alice! – Cia Titerritório
09/05 – às 10h e às 14h – Colégio Jardim das Nações – Taubaté
O espetáculo Acorda Alice!!! Mergulha a protagonista no País das Maravilhas através de uma série de imagens em teatro de sombras, que retrata a obra de Lewis Carrol de forma inusitada. Sem palavras e com imagens impactantes, a Cia. Titerritório busca uma nova roupagem a este clássico. Alice se vislumbra, segue em frente, entra em conflitos, mas nos deixa uma indagação: será este um país das maravilhas? Resultado de uma série de pesquisas e questionamentos, chegou-se à conclusão de que Alice, uma adolescente curiosa, em conflito com a realidade, desperta e se depara com uma sociedade que ela mesma estranha.
Duração 40min
Classificação etária: 9+
BRASIL (São Paulo)
Nhanderuvuçu, o Menino Trovão – Grupo Manuí
08/05 às 19h30 – Teatro Metropole – Taubaté
O espetáculo conta a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano. Nascido a partir do sonho de Tupã, o menino trovão era muito leve e não conseguia ficar na terra. Recebe, então, do Criador, a orientação para ir até as quatro direções sagradas, onde encontra os nandejaras, professores que o ensinam a viver na terra e, ainda, ajudar Tupã na criação de todas as coisas que existem.
A história do menino trovão ganha vida por meio da combinação da encenação e narração de história, sonoplastia e cantos indígenas executados ao vivo, teatro de sombras e projeção de vídeocenários. Esta união de técnicas transmite ao público a emoção da jornada de Nhanderuvuçu ao encontrar os nandejaras (uma rocha, uma palmeira, uma onça e uma serpente prateada), de forma divertida, poética, sensível e que encanta crianças e adultos.
Duração: 50 min
Classificação etária: 12
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
BRASIL (Porto Alegre-RS)
Vivência No Teatro De Sombras – Cia Teatro Lumbra
8 a 10 de maio de 2019
Teatro Metrópole /Taubaté
Das 9h às 13h
Orientador: Alexandre Fávero
Classificação: 16 anos
Apresentação do processo – Teatro Metrópole – 10/05, às 21h
Inscrições: www.ciaquasecinema.com/festival
Investigação da linguagem por meio da sensibilização dos sentidos. Foca no processo criativo, na experimentação do indivíduo e na integração com os diferentes entendimentos do grupo, gerando reflexão, discussão e exercícios coletivos.
O participante vivencia conceitos, processos e tecnologias envolvidos na arte e na expressividade do teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, investigados em mais de 20 anos de trajetória. O conteúdo contempla a sensibilização dos sentidos com jogos e brincadeiras, recursos expressivos, conceitos de sombra e teatro de sombras no mundo antigo e moderno, rudimentos do teatro de sombras contemporâneo, o espaço, a escuridão, a tela, o foco de luz e a sombra na cena, exercícios de criatividade corporal, a construção da figura, a composição de cenas estáticas e dinâmicas, dramaturgia, processo investigativo, fontes de consulta, demonstração técnica, troca de experiências e distribuição de material didático.
A quem se destina:
Educadores, estudantes universitários, diretores de teatro e cinema, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias e curiosos.
Sobre a Cia Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS Brasil)
Pesquisa e experimenta linguagens e técnicas do teatro de sombras moderno criando obras, ministrando vivências e realizando experiências que unem a arte, a ciência, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural. As produções têm seu reconhecimento através de prêmios artísticos no teatro e a ampla participação no território nacional e em festivais internacionais.
WORKSHOP/OFICINA
JAPÃO
Cinema Vivo com a companhia Mochinosha Puppet Theatre
Dia 06/05 – às 14h – Teatro Metrópole
Duração: 2 horas
Capacidade: 15 participantes
Traz elementos da arte milenar do teatro de sombras para discutir o cinema de animação e o poder da imagem no mundo contemporâneo. A oficina permite que o participante tenha contato com o universo lúdico, imagético e conceitual deste grupo, que propõe uma nova abordagem para as sombras da atualidade.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Dia 10/05 – às 19h – Teatro Metrópole
O encontro de grupos que se dedicam à pesquisa e à produção de espetáculos de teatro de sombras no mundo atual reflete a importância desta técnica milenar antecessora ao cinema, que conquista cada vez mais público ao redor do mundo.
Quais foram as dificuldades encontradas para a produção do espetáculo? Como conseguem apoio institucional para produzir e pesquisar o teatro? Qual a importância de pesquisar e produzir o teatro de sombras no mundo atual? Estas são algumas das questões sobre produzir e pesquisar o teatro de sombras na atualidade. Os grupos neste seminário debaterão os processos, dificuldades e alegrias de viver como artista sombrista.
Sou Marilene Negrini, coordenadora pedagógica de escola em São Paulo. Gostaria de saber se vocês têm indicação de companhia de teatro de sombras na região da Grande São Paulo. Minha intenção é trazer um espetáculo até a escola (educação infantil), e os grupos que vi neste post são de outros estados. Por gentileza, se tiverem alguma indicação a fazer, podem fazê-lo por email marilene.negrini@uniepre.com.br ou pelo wats 11 972274674.
Grata,
Marilene Negrini