Agenda
Concurso de desenhos da Fundação Japão traz trabalhos inspirados nas Olimpíadas de Tóquio de 2020
Publicado por mimi em Arte e Cultura Biblioteca Língua Japonesa 07/10/2019
De autoria da aluna Liliane Caroline, o trabalho vencedor ilustra o surf, um dos cinco esportes que estreiam nesta edição dos Jogos
O tradicional concurso de desenho da Fundação Japão, em 2019, teve como tema as “Olimpíadas de Tóquio”. Foram 957 inscritos, provenientes de 46 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.
A aluna vencedora foi Liliane Caroline Silva, de 18 anos, que estuda a língua japonesa na Escola Estadual Plínio Negrão, em São Paulo. Esta foi a segunda vez que Liliane participou do concurso de desenho. Em 2017, conquistou menção honrosa na categoria acima de 16 anos, com o trabalho “Takoyaki”, da província de Hyogo.
Ao lado do desenho de Liliane, outros 11 finalistas ilustrarão o calendário de 2020 da Fundação Japão.
Joelson Galvão Pinheiro (Professor) , Cristina Aparecida Mendonça Lisboa (Coordenadora do CEL), Liliane Caroline Silva, Masaru Susaki (Diretor Geral da Fundação Japão em São Paulo)
O concurso, criado há 20 anos, é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.
Os 12 trabalhos escolhidos poderão ser conhecidos, em breve, no site da Fundação Japão (www.fjsp.org.br).
Já os calendários, serão distribuídos gratuitamente aos visitantes da biblioteca da instituição a partir de 5 de novembro. O horário de funcionamento da biblioteca é das 10h30 às 19h30, de terça a sexta-feira, e das 9h às 17h aos sábados.
Dos Mangás para o Concurso
A estudante Liliane Caroline Silva, vencedora do Concurso de Desenhos da Fundação Japão em 2019, sempre teve interesse na cultura japonesa. Foi através dos mangás que começou a se aperfeiçoar nos desenhos.
“Sempre gostei de ler muito, principalmente mangás e quadrinhos. Comecei a estudar japonês, pois achei que seria sensacional se eu pudesse ler em japonês”, revela.
Moradora do Jardim São Francisco, zona Sul da capital, Liliane mora com os pais e mais dois irmãos, Jonathan, de 21 anos, e Lucas, seu irmão gêmeo.
Seu sonho é ser quadrinista ou character designer. Atualmente, estuda para prestar vestibular nas áreas de Artes Visuais e Design, e já começa a dar os primeiros passos profissionalmente, vendendo ilustrações digitais e realizando trabalhos de design.
“Eu desenho desde os seis anos de idade, isso faz parte da minha vida, mais do que qualquer outra coisa. Eu acho que não consigo ficar um dia inteiro sem desenhar, é enlouquecedor. É estranho perceber a influência dos mangás na minha vida.”
Sobre o concurso, Liliane conta que por pouco deixou de participar. Um dia antes do prazo ainda estava indecisa sobre qual esporte desenhar. Mas com apoio do irmão e do sensei, decidiu na última hora que participaria.
“Passei o domingo inteiro ouvindo música e misturando tons de azul para pintar essa ‘Grande Onda’. Se eu tiver que agradecer a alguém, é ao meu irmão, que me apoiou, e ao sensei, que não me deixou desistir.”
Quando soube do resultado, a comemoração tomou conta de toda a família.
“Quando o sensei me ligou eu só conseguia chorar e rir, porque não estava acreditando. Meu irmão gêmeo apareceu no quarto e começou a sorrir para mim. Quando eu desliguei o telefone e fui contar para minha mãe, ela pulou de felicidade e todo mundo se abraçou. Também mandei mensagem para o meu pai que estava viajando e, quando ele respondeu, eu chorei de novo”, conta orgulhosa.
“Eu estou feliz porque sinto que consegui chegar em um lugar que eu não esperava com meus desenhos. Depois de um tempo desenhando, percebi que quando alguém gosta do que eu faço e me elogia, eu sinto algo muito bom no coração. Ter vencido é como multiplicar esse sentimento por mil”, conclui.
Confira nos links abaixo os desenhos de maior destaque em cada uma das categorias do “Concurso de Desenhos 2019”:
Comentários
-
-
ありがとうございます!
Fico feliz que você tenha gostado!
-
-
Há previsão de quando será o próximo concurso?
-
Obrigada pelas informações!
Prezada Liliane . Parabéns pelo premio “A grande onda ” surfVencedora. Omedetou. Emiko Tamura Costa resido em Americana-sp