Agenda
Fundação Japão premia estudante de escola estadual em concurso de desenho
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Língua Japonesa 12/11/2015
Mais informações:
Fundação Japão em São Paulo
Contato: Mayumi ou Aurora
Tel: (11) 3141-0110/3141-0843
E-mail: info@fjsp.org.br
Entre mais de 800 inscritos, o trabalho que ilustrará o calendário de 2016 da instituição envolveu muita pesquisa e astrologia
Já estão selecionados os trabalhos vencedores do Concurso de Desenhos da Fundação Japão. O grande premiado este ano foi o da estudante Maday Dodamin Vallejos Montaño, de 16 anos. Nascida em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, Maday atualmente mora em São Paulo e estuda na Escola Estadual Julia Macedo Pantoja.
Ao lado de seu trabalho, outros 11 finalistas ilustrarão o calendário de 2016 da Fundação Japão.
O concurso, criado há 15 anos, é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.
Este ano, foram recebidos 871 desenhos de alunos de 43 escolas públicas e particulares, dos estados do Amazonas, Pará, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
Calendário 2016
(Tamanho impresso: 42 cm x 62 cm)
Já neste mês, visitantes da biblioteca da instituição serão presenteados em sua próxima vinda com o calendário 2016 contendo os trabalhos premiados. O horário de funcionamento da biblioteca é das 10h30 às 19h30, de terça à sexta-feira, e das 10h30 às 18h30 aos sábados.
Esportes e artes marciais
Este ano, o tema para os desenhos foi “Esportes e artes marciais no Japão”.
Maday, que participou do concurso pela primeira vez, trouxe a inspiração para a sua obra de duas fontes: seu professor de japonês, Bruno Tomaz, e a astrologia. Do professor, vieram as informações sobre o Kyudo, arte marcial que ele praticou quando esteve no Japão, e toda a etiqueta que envolve esta espécie de arco e flecha japonês.
“Também sou bastante ligada à astrologia. Sou de Áries, com ascendente em Sagitário, que é representado pelo arqueiro, o que reforçou mais ainda a minha decisão. Foi daí que fiz o fundo de galáxia”, explica a estudante.
Para o desenho, Maday também se empenhou em pesquisar a fundo o Kyudo, incluindo a forma de segurar o arco, a postura e, principalmente, a participação das mulheres nesta área.
Fiz uma mulher, e não um homem, pois o gênero masculino tem mais reconhecimento que o feminino em muitas áreas. Queria mostrar a sutileza nas vestes e nos cabelos, mas também a força nos braços e a determinação no olhar da mulher. Eu não estava segura se as mulheres usavam cabelos soltos, presos ou semipresos, ou ainda se o quimono era colorido ou se poderia usar a roupa branca clássica dos treinos. Logo, pesquisa é o que define o processo de criação deste desenho”, explica Maday.
Além da escola, do curso de japonês e do jazz, a estudante tem em seu currículo aulas de italiano e inglês. Com toda esta bagagem, ela agora se prepara para ingressar na Faculdade de Letras e seguir a carreira de intérprete.
Os 12 desenhos que ilustram o calendário 2016 da Fundação Japão em São Paulo:
Os desenhos que receberam “Menção Honrosa”:
Serviço
Mais informações:
Fundação Japão em São Paulo
Contato: Mayumi ou Aurora
Tel: (11) 3141-0110/3141-0843
E-mail: info@fjsp.org.br
Comentários
-
Boa tarde,
Parabenizo a Fundação Japão por manter esse concurso durante todo esse tempo. Há alguns anos lecionei língua japonesa no Colégio São Francisco Xavier em Maringá-PR. Na época, ao participar dos cursos de capacitação da FJ com Muto sensei e Mayumi sensei, incentivei todos os alunos a participarem do concurso e na primeira participação enviamos dezenas de trabalhos. Hoje, ao acessar o site da FJ e verificar que o colégio ainda continua participando e se destacando com várias menções honrosas é motivo de muita satisfação. Assim, se for possivel, gostaria de receber dois exemplares do calendário de 2016. Desde já agradeço.
-
Parabéns a Fundação Japão que proporciona este concurso a nossos alunos. Sendo mais uma oportunidade de difundir a cultura japonesa dentro das aulas. A pesquisa e o estudo da cultura é muito importante para o ensino e aprendizado de qualquer língua! Para nós foi uma satisfação!
Educacao nao e só ensinar a ler e escrever. Parabéns a todos.