Agenda


Encontro com jornalista Carlos Maranhão

Ganhador, 7 vezes, do Prêmio Abril revela os segredos do Japão

Publicado por FJSP em Arte e Cultura

Sem comentários

Palestra jornalista Carlos Maranhão: Viagem ao Japão
Entrevistador: jornalista Jhony Arai

Data: 15 de março de 2010, às 19h30

Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37 – 1º andar – Paraíso

Entrada Gratuita

É necessário fazer inscrição prévia com envio de nome e telefone de contato para o e-mail

Capacidade: 100 pessoas

Informações: 11 3141-0110 / info@fjsp.org.br

Ganhador, 7 vezes, do Prêmio Abril revela os segredos do Japão.

Japão pelo ponto de vista de um estrangeiro. Com este mote acontece a palestra com o diretor editorial de VEJA Cidades Carlos Maranhão, no dia 15 de março de 2010, às 19h30, no Espaço Cultural da Fundação Japão em São Paulo. O evento, que é gratuito, acontece em formato de entrevista, que será realizada pelo ex-diretor de redação da revista Made in Japan, Jhony Arai.

VEJA Cidades é um grupo de revistas que engloba as seguintes publicações: “Veja São Paulo” (a segunda maior em circulação da Editora Abril, atrás apenas de “Veja”), “Veja Rio” e dezoito edições regionais de “Veja – Comer & Beber”, entre elas as de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.

Maranhão viajou ao Oriente, em novembro de 2009, a convite do Program for Cultural Leaders – programa da Fundação Japão de Tóquio, que convida personalidades e intelectuais do exterior para que possam aprimorar a compreensão sobre o Japão. Lá, o jornalista visitou instituições ligadas ao transporte, esportes, artes, jornais e universidades, além de cidades como Tóquio, Quioto e Hiroshima.

Carlos Maranhão

Diversas outras pessoas já foram beneficiadas com Program for Cultural Leaders, em anos anteriores, como: o diretor executivo do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim Clodoaldo Medina, o jornalista Ana Paula Padrão, o escritor Fernando Morais, o secretário de Cultura de São Paulo Carlos Augusto Calil, o arquiteto e diretor do Instituto Tomie Ohtake (ITO) Ricardo Ohtake, o diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo Marcelo Araújo, o curador e coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) Teixeira Coelho, a curadora e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira Adélia Borges, a fotógrafa Maureen Bisilliat, o editor de gastronomia da Veja SP Arnaldo Lorençato e o bailarino e coreógrafo Rodrigo Pederneiras.

Carlos Maranhão

Perfil de Carlos Maranhão

É Diretor Editorial de VEJA Cidades, grupo de revistas que engloba as seguintes publicações: “Veja São Paulo” (a segunda maior em circulação da Editora Abril, atrás apenas de “Veja”), “Veja Rio” e dezoito edições regionais de “Veja – Comer & Beber”, entre elas as de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Dirige também os portais das mesmas revistas.

Carlos Maranhão

Trabalha desde 1970 na Editora Abril, onde desempenhou, entre outras, as seguintes funções: editor e diretor de redação de “Playboy”; repórter, editor e diretor de redação de “Placar”, revista esportiva semanal; e editor-assistente de “Veja”.

É autor do “Manual de Estilo da Editora Abril”, publicado em 1990 pela Editora Nova Fronteira, e de “Maldição e Glória – a vida e o mundo do escritor Marcos Rey”, publicado em 2004 pela Companhia das Letras e contemplado com menção honrosa no Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura brasileira, na categoria biografia e reportagem.

Desde 1985 tem realizado palestras sobre redação e texto jornalístico no Curso Abril de Jornalismo, na Universidade de São Paulo, na Universidade de Brasília, na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e na Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Maranhão

Como jornalista da Editora Abril, cobriu sete Copas do Mundo (1974, 1978, 1982, 1994, 1998, 2002 e 2006) e quatro Olimpíadas (1984, 1996, 2000 e 2008). Ganhou sete vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, nas categorias Entrevista, Texto, Esporte e Comportamento.

Jhony Arai

Jornalista Jhony Arai

Jornalista e fundador da Kaminari Comunicação, assessoria e produtora de conteúdo para editoras e empresas. Trabalhou na editora JBC, especializada em cultura japonesa, por 12 anos, dos quais 4 anos no Japão. Foi diretor de redação da revista cultural Made in Japan; do JTB, jornal semanal para brasileiros no Japão; e de mais de 30 títulos de mangás (histórias em quadrinhos).

Coordenou a publicação de mais de 40 livros de cultura japonesa e cinco edições do Guia de Restaurantes Japoneses. É autor de dois livros sobre a imigração japonesa no Brasil: ‘Viajantes do Sol Nascente’, lançado em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo; e ‘Arigatô’, livro bilingue lançado em 2008, ano do centenário da imigração. Este último livro foi um dos presentes entregues pelo governo do Estado de São Paulo para o príncipe-herdeiro Naruhito em sua visita ao Brasil.

Créditos: Arquivo Pessoal / Divulgação


Serviço

Palestra jornalista Carlos Maranhão: Viagem ao Japão
Entrevistador: jornalista Jhony Arai

Data: 15 de março de 2010, às 19h30

Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37 – 1º andar – Paraíso

Entrada Gratuita

É necessário fazer inscrição prévia com envio de nome e telefone de contato para o e-mail

Capacidade: 100 pessoas

Informações: 11 3141-0110 / info@fjsp.org.br


Deixe um comentário


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.