Agenda
Concerto gratuito do Ensemble Mentemanuque une canções brasileiras e japonesas no MASP
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 17/11/2011
Concerto
Canções Brasileiras e Canções Japonesas
Ensemble Mentemanuque
Voz: Yuka de Almeida Prado
Violão, viola caipira e arranjos: Gustavo Costa
Piano: Rubens Russomano Ricciardi
Percussão: Eliana Guglielmetti Sulpício
Data:
11 de dezembro de 2011 (domingo), às 15h
Local:
Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand (MASP) – Grande Auditório
Av. Paulista, 1578 (metrô Trianon-MASP – linha Verde)
Cerqueira César – São Paulo
Tel.: (11) 3251-5644
Entrada gratuita
Lotação limitada à capacidade do auditório.
Capacidade: 374 lugares
Duração: 90 minutos, sem intervalo
Classificação livre
Realização:
Fundação Japão em São Paulo
Apoio:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Sites:
Fundação Japão
MASP
Departamento de Música FFCLRP-USP
Informações, fotos e contatos para imprensa:
Fundação Japão – (11) 3141 0110
info@fjsp.org.br
Programa inclui “Sakura, Sakura” (Cerejeiras); “Akatonbo” (Libélula Vermelha), além de peças de Villa-Lobos e compositores brasileiros contemporâneos
A Fundação Japão apresenta no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) um concerto gratuito no dia 11 de dezembro de 2011, às 15h, com o grupo musical Ensemble Mentemanuque, reunindo 14 peças brasileiras e japonesas para voz, violão, viola caipira, piano, marimba e vibrafone.
O programa, que é dividido em quatro temas distintos (Flores, Lua, Côco e Entardecer), será executado por Yuka de Almeida Prado (voz), Gustavo Costa (violão, viola caipira e arranjos), Rubens Ricciardi (piano) e Eliana Sulpício (percussão), professores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).
O músico Gustavo Costa é integrante do Quarteto Brasileiro de Violões, que acaba de ganhar o Grammy Latino 2011 na categoria melhor álbum de música clássica com o quinto CD do grupo, “Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos”.
“A diversidade cultural, o mosaico de povos e raças que compõem a nação brasileira é um forte elemento que promove a fusão de horizontes enriquecendo desta forma, a canção brasileira”, afirma Yuka de Almeida Prado, sobre o repertório a ser apresentado.
Ensemble Mentemanuque
Pertencente ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, foi fundado em 1993 por Rubens Ricciardi, Diósnio Machado Neto e Domingos Iunes Elias. Trata-se de um grupo de música de câmara voltado à divulgação da música brasileira contemporânea e a resgates histórico-musicológicos – numa relação indissociável entre composição, interpretação e pesquisa musical. Constituído inicialmente por solistas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e, desde 2003, por solistas (docentes e alunos) da USP, o grupo se apresentou em Ribeirão Preto, São Paulo, Prados, Tiradentes e Santos, além de ter gravações de concertos pela Rádio Cultura-FM de São Paulo e pela Rádio BBC de Londres.
Perfil
Yuka de Almeida Prado – soprano
Seu début como cantora foi no Theatro Municipal de São Paulo, em 1983, sob a regência de Jamil Maluf, interpretando um dos três anjos da Flauta Mágica de Mozart. Teve como professoras de canto: Martha Herr, Leilah Farah (in memorian) e Edmar Ferreti, no Brasil e Nori Takemura (in memorian) e Sachie Nakayama, no Japão. Graduou-se em Canto Lírico pela Faculdade de Música Kunitachi (Kunitachi Ongaku Daigaku), em Tóquio, onde se especializou também no Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas (Nichifutsu Kakyoku Kenkyūjō), além de participar de inúmeros master classes sob a orientação de Dalton Baldwin, Gerard Souzay e Giuseppe di Stephano.
Como solista vem se apresentando com vasto repertório sinfônico e camerístico no Brasil e no exterior (Japão, Taiwan e Áustria). Especificamente como camerista tem apresentado um vasto repertório da canção brasileira e japonesa, assim como as primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil. Como solista de ópera tem se apresentado junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a regência de Cláudio Cruz, nas óperas Rigoletto, de Verdi e La Bohème, de Puccini. Na Universidade de São Paulo, concluiu tanto o mestrado com a dissertação “A voz do crepúsculo na canção Akatonbo, de Kōsaku Yamada e Bachianas Brasileiras no. 5, de Heitor Villa-Lobos”, sob a orientação de Amilcar Zani, como o doutorado com a tese “A poética japonesa na canção brasileira”, sob a orientação de Rubens Ricciardi, apresentadas, posteriormente, no PERFORMA ’07, na Conferência Internacional na Universidade de Aveiro, Portugal, em 2007 e na Conferência Performer’s Voice na National University of Singapore em 2009, respectivamente. Desde 2005, é professora de canto no Departamento de Música da FFCLRP da USP.
Rubens Russomano Ricciardi – piano
Compositor e musicólogo, graduado pela ECA-USP, com especialização na Universidade Humboldt de Berlim. Seus principais mestres foram Olivier Toni (teoria musical), Günter Mayer (pesquisa musicológica), Gilberto Mendes e Stephen Hartke (composição). Realizou mestrado (sobre Hanns Eisler em estética musical), doutorado (sobre Manuel Dias de Oliveira em musicologia histórica), livre-docência em composição e linguagem musical, concurso de efetivação em teoria musical e, finalmente, o concurso para professor titular em regência e instrumento, tudo pela USP. Atuou como musicólogo junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Foi diretor artístico do Festival Música Nova de Santos e membro da diretoria e presidente do Conselho da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Fundou o Ensemble Mentemanuque (grupo voltado à música contemporânea). Hoje, é professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP e relator em música pela FAPESP, apresentando-se ainda como músico intérprete (regente e pianista) e compositor em concertos sinfônicos e de câmara no Brasil, América do Norte e Europa.
Gustavo Costa – violão, viola caipira e arranjos
Ingressou no Instituto de Artes da UNESP em 1994, onde estudou sob a orientação da violonista Gisela Nogueira até 1998. No mesmo ano, foi convidado por Franz Hálasz a especializar-se em violão na Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg (Alemanha), onde estudou até 2001. Durante este período foi bolsista do KAAD e obteve dois diplomas: o Diplommusiker e o Meisterklassendiplom, a mais elevada titulação em performance deste país. Seguiu para França, onde estudou até 2004 na classe de Pablo Márquez, no Conservatório de Estrasburgo. Desde 2007 é mestre em musicologia pela ECA – USP e professor de violão da mesma universidade no Departamento de Música de Ribeirão Preto.
Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público. Como camerista, tem atuado em formações diversas, como no Quarteto Brasileiro de Violões, no Ensemble Mentemanuque e em duo com o violinista Cláudio Cruz e a soprano Yuka de Almeida Prado. Como solista, atuou frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Sinfônica de Molise (Itália), Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Sinfônica de Limeira e à Orquestra Petrobrás Sinfônica.
Eliana Guglielmetti Sulpício – percussão
Natural de Ribeirão Preto, iniciou seus estudos musicais ao piano. Doutora pela ECA-USP, mestre pela Boston University (EUA), bacharel em percussão pelo IA-UNESP de São Paulo e graduada em piano pela UNAERP com o professor Miguel Scebba. Atuou em diversas orquestras no Brasil e no exterior tais como: Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (artista convidada), Civic Symphony of Boston, Newton Philharmonic, Plymouth Orchestra, New England Philharmonic Orchestra, entre outras.
Foi professora do Greater Youth Boston Symphony Orchestra (GYBSO), Faculdade Paulista de Artes. Estudou composição com Almeida Prado, Samuel Headrick e Lucas Foss. Atua frequentemente com o “In Tempori Duo”, formado desde 1994, com o trompetista Carlos Sulpício. Atualmente é professora do Departamento de Música da FFCLRP – USP.
Serviço
Concerto
Canções Brasileiras e Canções Japonesas
Ensemble Mentemanuque
Voz: Yuka de Almeida Prado
Violão, viola caipira e arranjos: Gustavo Costa
Piano: Rubens Russomano Ricciardi
Percussão: Eliana Guglielmetti Sulpício
Data:
11 de dezembro de 2011 (domingo), às 15h
Local:
Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand (MASP) – Grande Auditório
Av. Paulista, 1578 (metrô Trianon-MASP – linha Verde)
Cerqueira César – São Paulo
Tel.: (11) 3251-5644
Entrada gratuita
Lotação limitada à capacidade do auditório.
Capacidade: 374 lugares
Duração: 90 minutos, sem intervalo
Classificação livre
Realização:
Fundação Japão em São Paulo
Apoio:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Sites:
Fundação Japão
MASP
Departamento de Música FFCLRP-USP
Informações, fotos e contatos para imprensa:
Fundação Japão – (11) 3141 0110
info@fjsp.org.br
Comentários
-
Será uma grande alegria estar presente à apresentação ao lado dos meus filhos. Muito obrigada pelo convite.
-
Parabens pela iniciativa.Farei todo o possivel para estar presente.
Antonio
sou grata por receber convides como este !
apresentacões de qualidade, pessoas realmente dedicadas à Artes !
obrigada,
Massako