Agenda


O Japão na Moda

Criadores e especialistas analisam a força dos elementos nipônicos na moda

Publicado por FJSP em Arte e Cultura

Sem comentários

Peça de Rebeca Perella, curadora da exposição

O Japão na Moda – Histórias em Processos
Palestras, workshop, exposição, filmes, premiação e cerimônia do chá

Data: De 22 a 26 de março de 2010

Local: Espaço Cultural Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 37 – 1º andar

Capacidade: 100 lugares

É necessário fazer inscrição antecipada.

Para se inscrever nas atividades, envie um email para info@fjsp.org.br com nome, telefone de contato e o título das atividades que gostaria de participar.

Horário de visitação das exposições
Segunda à quinta feira : 15 às 21h
Sexta feira: 15 às 19h

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Entrada Gratuita

Realização: Fundação Japão em São Paulo
Curadoria da exposição: Emy Sati e Rebeca Perela
Apoio Institucional: SENAC e Faculdade Santa Marcelina

Informações:
Fundação Japão em São Paulo
Tel: (11) 3141-0843 / 3141-0110
www.fjsp.org.br

O Japão na Moda – Histórias em Processos

Criadores e especialistas analisam a força dos elementos nipônicos na moda.

A influência da cultura japonesa na moda será o tema abordado em evento promovido pela Fundação Japão em São Paulo entre os dias 22 e 26 de março de 2010. Entre as atividades, haverá workshop, palestras e uma exposição com trabalhos de estudantes de moda recém-formados.

Peça de Emy Sati, curadora da exposição

Peça de Emy Sati, curadora da exposição

Peça de Rebeca Perella, curadora da exposição

Peça de Rebeca Perella, curadora da exposição

A realização de Cerimônias do Chá e a exibição de 4 documentários complementam a programação, que tem  premiação, no último dia, dos vencedores do Concurso Cultural de Padronagem Furoshiki, promovido pela Fundação Japão no ano passado, e uma exposição de todos os 118 trabalhos inscritos no Brasil.

Nomes de grande relevância no mundo da moda como Walter Rodrigues, Jum Nakao, Carol Garcia, Graça Cabral, Erika Ikezili e João Braga farão parte deste evento destinado principalmente aos estudantes de moda, arte e design. Haverá também a presença de docentes da faculdade SENAC-SP.

É necessário fazer inscrição antecipada, enviando um email para info@fjsp.org.br com os dados (nome e telefone de contato) e o título das atividades escolhidas.

Para participar da Cerimônia do Chá, é preciso retirar senha com 15 minutos de antecedência na recepção do Espaço Cultural (1º andar). O número máximo de participantes é de 20 pessoas por sessão.

 

Concurso de Padronagem Furoshiki
O estudante brasileiro Tiago Gualberto Morais, do curso de Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos selecionados da final do Concurso de Padronagem de Furoshiki, promovido pela Fundação Japão em São Paulo e dirigido para estudantes de escolas de design de todo o país em 2009.

Uma exposição com todos os trabalhos inscritos no concurso estará aberto para visitação do público em geral.

Com uma campanha de divulgação, palestras e demonstrações das formas de uso do furoshiki (pano para embalagem e transporte) no dia-a-dia, foram enaltecidos não só a plasticidade e beleza dos padrões assim como a praticidade dos artigos tradicionais japoneses.

Para mais informações acesse: www.fjsp.org.br/agenda/09_12_final_furoshiki.html

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 22
16h – Palestra com Jum Nakao
“Jum Nakao – Vida e Obra”
18~19h30 – Cerimônia do Chá
19h30~21h30 – Palestra com Walter Rodrigues
“Déjà Vu”

Dia 23
16h~17h – Palestra com José Luis de Andrade (SENAC)
“Metáforas: a desconstrução sob olhares japoneses”
17~18h – Palestra com Astrid Façanha (SENAC)
“O Japonismo a partir das novas gerações de estilistas”
18~19h30 – Exibição dos filmes – “A Beleza do Bordado Japonês” e “A Seda Yuzen: a Arte de Tingimento de Kakoh Moriguchi”
19h30~21h30 – Palestra com Carol Garcia (SENAC)
“A cultura do kimono e o fast fashion: tradição e mudança nos processos de moda”

Dia 24
16h – Palestra com Ozenir Ancelmo (SENAC)
“A Influência do Origami e das Formas Geométricas nas Criações de Moda. Um Olhar Sob A Ótica Da Moulage”
18~19h30 – Cerimônia do Chá
19h30~21h30 – Palestra com Graça Cabral
“Fluxos e Conexões – Brasil x Japão na moda – Tradição + Inovação + Tecnologia + Criatividade + Qualidade + Sustentabilidade”

Dia 25
16h – Bate papo com Erika Ikezili
“Erika Ikezili: raízes e costuras”
18~19h30 – Exibição de filmes – “Tecido de Estampado Tradicional”
e “Tecido de Miyakojofu”
19h30~21h30 – Palestra com João Braga (Santa Marcelina)
“Histórico da moda japonesa a partir dos anos 1970”

Dia 26
16h – Premiação do Concurso de padronagem Furoshiki com participação especial de Sofia Kamatani
18~19h30 – Cerimônia do Chá e Workshop de Kimono

Cerimônia do Chá
Número máximo de participantes por dia: 20 pessoas
Senhas: Para participar da cerimônia de Chá pedimos que retirem uma senha com 15 minutos de antecedência na recepção do Espaço Cultural.
A participação na cerimônia será limitada à 1 vez por cada participante.

 

PERFIL DOS PALESTRANTES

Jum Nakao

Jum Nakao

Foto: Chico Maurente

Estilista e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses, o artista foi considerado, em 1996, grande revelação da 6ª Edição do Phytoervas Fashion e assumiu a diretoria de Estilo da Zoomp, onde permaneceu por seis anos.  Mas foi, em 2004, que seu nome foi perpetuado no mundo da moda, desconstruindo e rasgando vestimentas realizadas com papel em um desfile – feito que rendeu um livro e documentário “A Costura do Invisível”, editados pela Editora SENAC, em 2005. Participou da “Mostra Internacional dos mais representativos trabalhos de moda de todo o século XX até hoje”, curada por Anne Zazzo (Galliera Fashion Museum of Paris) e da “Quando Vidas se Tornam Forma”, no MAM-SP, curada por Yuko Hasegawa (MOT).

 

Walter Rodrigues

Walter Rodrigues

Walter Rodrigues

Iniciou em 1992, após inúmeras experiências em outras marcas, um projeto onde o principal mote seria a criação de produtos que agregassem sofisticação no corte e nos tecidos, perfeição nos acabamentos e principalmente que embelezassem as mulheres. Atualmente desfila suas coleções de inverno e verão no Fashion Rio e atua como coordenador do núcleo de design da Assintecal. Suas roupas permanecem no imaginário do público como sinônimo de luxo e de um universo habitado por estrelas e mulheres bem sucedidas.

 

José Luis de Andrade

José Luiz Andrade

José Luiz Andrade

Designer de Moda, mestre em moda, arte e cultura, professor e consultor. Possui graduação em Estilismo pela Faculdade Senac de Moda (2002). Atualmente é professor I do Centro Universitário Senac e da FAAP. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-sp. Tem experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, processo de criação, ilustração, historia, malharia, aspectos sociais, gênero e modelagem.

 

Astrid Façanha

Professora nos cursos de graduação e pós-graduação em moda do Senac SP é jornalista, mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já entrevistou, para a revista World Fashion, personalidades do mundo da moda japonesa como o estilista Kenzo, a diretora do Bunka College, Sra. Sanae Kosugi; o presidente do grupo Miyake Inc., Sr. Nobuyuahi Ota e os jovens estilistas da marca Mintdesigns, Okuto Katsui and Nao Yagi.

 

Carol Garcia

Carol Garcia

Carol Garcia

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutoranda no mesmo programa sob os auspícios da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. É consultora nas áreas de comunicação e semiótica, estratégia de marketing e análise do comportamento de consumo de moda desde 1998. No Brasil, seus trabalhos incluem atuações junto ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Santana Textiles, Fiat Automóveis, Banco do Brasil, além dos estilistas Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Mareu Nitschke e Karla Girotto. Tem vasta experiência internacional como cool hunter, atuando profissionalmente em países da Europa, América do Sul e Norte e na Ásia. Em 2005, visitou o Japão proferindo conferência no Bunka Women’s College em Tokyo.

No mercado editorial, é  autora da biografia de Ronaldo Fraga, integrante da Coleção Moda Brasileira (Ed. Cosac Naify, 2007), co-autora do livro Moda é Comunicação: experiências, memórias, vínculos (Ed. Anhembi Morumbi, 2005) e co-organizadora da obra Moda Brasil – Fragmentos de um Vestir Tropical (Editora Anhembi Morumbi, 2001). É repórter especial de L’Officiel Brasil e colunista de Fashion News Mexico, tendo colaborado com ensaios para diversos jornais. Entre 2000 e 2006, foi editora-chefe da revista digital Moda Brasil e membro do conselho editorial da edição brasileira da revista inglesa Fashion Theory.

Em âmbito acadêmico, é  coordenadora da pós-graduação em “Styling e Criação de Imagem de Moda” do Senac São Paulo. Atua como docente convidada de várias instituições, entre as quais a Colegiatura Colombiana (Colômbia) e Instituto Superior de Visual Merchandising de Vevey (Suíça). Criou, implantou e coordenou os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Moda da Universidade Anhembi Morumbi entre 2003 e 2007. No mesmo ano, lançou no Senac-SP o curso “Pesquisa de Desejos e Consumo de Moda”. É membro do comitê executivo do Colóquio Brasileiro de Moda, desde 2005, e coordena o grupo de trabalho Moda, Comunicação e Cultura.

Participou do conselho geral do IFFTI – International Foundation of Fashion Tecnology Institutes no biênio 2004/2005. Em 2006, sob os auspícios da UNESCO, foi observadora internacional do projeto Circuito Identidades Latinas e, no ano seguinte, tornou-se membro fundador da Corporación Raiz Diseño. Hoje, integra o conselho do IBModa – Instituto Brasileiro de Moda e do Instituto Rio Moda, além do comitê curador dos eventos Ixel Moda (Colômbia) e Jovenes Creadores (México). É ainda pesquisadora plena do CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia e membro da LASA – Latin American Studies Association.

 

Ozenir Ancelmo

Ozenir Ancelmo

Ozenir Ancelmo

Mestre em Artes pela Unicamp. Docente do curso superior de Moda do Centro  Universitário Senac. Formada em Moulage pela Ecole de La Chambre Syndicale de Paris. Atua no mercado como consultora de Modelagem.

 

Graça Cabral

Graça Cabral

Graça Cabral

Graça Cabral, jornalista, com 20 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, com foco em pensamento estratégico, branding e projetos especiais. É sócia fundadora da empresa Luminosidade – pensamento estratégico, marketing e produção –, criadora e organizadora do São Paulo Fashion Week, onde ainda atua como diretora de comunicação e relações corporativas. É também vice-presidente do In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design.

 

Erika Ikezili

Erika Ikezili

Foto: Fernanda Calfat

Sansei, a estilista paranaense formou-se em desenho de moda na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, em 1999. Trabalhou como assistente de Alexandre Herchcovitch, na área de produção. Estreou nas passarelas em 2000, no Projeto Lab – Casa de Criadores. No mesmo período, comercializava suas criações no Mercado Mundo Mix (MMM). Mais tarde, passou a integrar o circuito de moda Amni Hot Spot. Em 2005, desfilou pela primeira vez na São Paulo Fashion Week (SPFW), onde apresenta suas criações até hoje. Desde então, tornou-se referência em originalidade e versatilidade. Tem como inspiração os universos paralelos à moda como a arte, a arquitetura, as religiões e outras culturas.

 

João Braga

João Braga

João Braga

Professor e estilista. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas escolas de moda, em São Paulo, as disciplinas História da Arte, História da Moda, Cultura de Moda e Estética. É autor dos livros História da moda: uma narrativa e Reflexões sobre moda, volumes I, II, III e IV, publicados pela Anhembi Morumbi, e coordenador da Coleção Saberes da Moda pela mesma editora.

 

Sofia Kamatani

Sofia Kamatani

Foto: Sandra Keika Fujishiro

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, onde defendeu também o seu mestrado e com especialização no Japão, Sofia Nanka Kamatani é atualmente a única designer no Brasil especializada no tema. Além das demonstrações em faculdades de design, ela ministrou uma palestra-demonstração na Fundação Japão e workshops durante o 12º Festival do Japão, ambas em São Paulo. Kamatani ganhou o Concurso Cultural “Saco de Idéias”, do Instituto Akatu, em dezembro de 2009, com o vídeo “Eco Furoshiki”, onde mostra o uso do pano secular.


Serviço

O Japão na Moda – Histórias em Processos
Palestras, workshop, exposição, filmes, premiação e cerimônia do chá

Data: De 22 a 26 de março de 2010

Local: Espaço Cultural Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 37 – 1º andar

Capacidade: 100 lugares

É necessário fazer inscrição antecipada.

Para se inscrever nas atividades, envie um email para info@fjsp.org.br com nome, telefone de contato e o título das atividades que gostaria de participar.

Horário de visitação das exposições
Segunda à quinta feira : 15 às 21h
Sexta feira: 15 às 19h

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Entrada Gratuita

Realização: Fundação Japão em São Paulo
Curadoria da exposição: Emy Sati e Rebeca Perela
Apoio Institucional: SENAC e Faculdade Santa Marcelina

Informações:
Fundação Japão em São Paulo
Tel: (11) 3141-0843 / 3141-0110
www.fjsp.org.br


Deixe um comentário


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.