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Palestra “Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil”
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Estudos Japoneses e Intercâmbio Intelectual Língua Japonesa 13/08/2018
“Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil”, com a Profa. Dra. Makiko Kitani
Data:
22 de agosto de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local:
JAPAN HOUSE São Paulo
Av. Paulista, 52 – 1º andar, Bela Vista
Ingressos:
Gratuitos
Necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local. Vagas limitadas.
Classificação: Livre
A palestra da Professora Makiko Kitani revela a relação entre Mishima, o teatro kabuki e a era Meiji, além de abordar a relação do artista com o Brasil
Para celebrar a vida e a obra de Yukio Mishima, a Fundação Japão, com a colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo, promove, no dia 22 de agosto, às 19h, a palestra “Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil”. O evento, que acontece na JAPAN HOUSE São Paulo, terá à frente a Profa. Dra. Makiko Kitani, que é especialista em literatura moderna japonesa
A professora doutora do Center for Japanese Language and Culture, da Universidade Doshisha, no Japão, tem como foco de sua pesquisa Yukio Mishima e o teatro, com várias publicações sobre o assunto.
Na palestra, fará uma análise da relação entre a obra de Yukio Mishima e o teatro Kabuki, que é o mais popular teatro tradicional japonês. Originário do No século XVII, é hoje difundido e apreciado em todo o mundo. Exuberante, com palco e elenco grandiosos, utiliza de maquiagens bem elaboradas e efeitos especiais, como alçapões ou cabos elevados para os artistas “voarem”.
A professora também falará sobre a influência da Era Meiji, que representa a primeira época do Império no Japão, ocorrida entre os anos de 1868 e 1912. Este ano, comemoramos, portanto, os 150 anos do início da Era Meiji. A Era foi abordada por Mishima na peça “Palacete das Festas”, mostrando a ocidentalização no Japão nesse período. No marco de 100 anos da Era Meiji, Mishima escreveu, a pedido do governo japonês, a peça de balé “Miranda”, retratando a relação do Japão com o exterior.
Na palestra, a professora abordará, também, a vinda de Yukio Mishima ao Brasil, em 1952, como correspondente do Jornal Asahi. Em sua passsagem, esteve em São Paulo, Rio de Janeiro e também na cidade de Lins, no interior paulista. As experiências vividas no Brasil originaram o texto para teatro “Toca de Cupins”, entre outras obras.
O evento é gratuito, com vagas limitadas. Para participar, interessados deverão retirar senha uma hora antes do início da palestra.
A palestra faz parte do evento Redescobrindo Yukio Mishima: cinema, literatura e performance, que acontece em São Paulo de 9 a 23 de agosto. A programação inclui mostra de cinema, rodas de leitura, palestras e performance, em uma extensa programação em diversos pontos da capital paulista.
Esta é uma excelente oportunidade para o público brasileiro conhecer ou se aprofundar na história e obras de Yukio Mishima, pseudônimo escolhido pelo japonês Kimitake Hiraoka (1925-1970).
Foto de Nakamura Utaemon VI em novembro de 1967, no teatro Kabukiza,
na apresentação de Yuya, peça de Kabuki escrita por Yukio Mishima.
A vida e a morte de Yukio Mishima
Nascido em Tóquio, em 14 de janeiro de 1925, o artista é hoje conhecido e reconhecido no Japão e em várias partes do mundo. Sua personalidade forte e ousada estavam presentes em suas obras, repletas de assuntos polêmicos, que levavam o leitor a indagações muito à frente daquele tempo. Transmite, ao público, reflexões e mensagens ocultas, nem sempre totalmente compreendidas.
Começou a escrever romances já na adolescência. Sua primeira obra, “A floresta em plena floração”, foi publicada em 1944, quando cursava direto da Universidade de Tóquio.
A fama veio alguns anos mais tarde, com a publicação de “Confissões de uma Máscara”, em 1948. Já no posto de principal figura da literatura moderna, seguiu produzindo obras de sucesso, incluindo romances, peças de teatro e resenhas.
Yukio Mishima desenvolveu diversas habilidades ao longo de sua trajetória, que incluiu o trabalho junto ao governo japonês e como correspondente do Jornal Asahi. Foi nessa época que visitou o Brasil, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao longo de sua carreira, escreveu romances, poemas, ensaios e peças teatrais e atuou no cinema. Entre os trabalhos mais famosos, estão “Confissões de uma Máscara” (1949), “Mar Inquieto” (1954), “O Pavilhão Dourado” (1956), “Madame de Sade” (1965), “Sol e Aço” (1967), “O Mar da Fertilidade” (1964-1970).
Suas obras literárias estão entre as primeiras a serem divulgadas no Brasil, tendo o auge ocorrido na década de 1980.
Grande admirador das tradições milenares japonesas, especialmente dos samurais, Yukio Mishima planejou sua morte com o mesmo cuidado e dramaticidade com que trabalhou suas obras. Depois de um discurso patriótico, cometeu suicídio, em um ritual denominado seppuku. Assim, de acordo com a tradição samurai, rasgou o próprio ventre com um sabre, em 25 de novembro de 1970.
Serviço
“Yukio Mishima – o Kabuki, a Era Meiji e o Brasil”, com a Profa. Dra. Makiko Kitani
Data:
22 de agosto de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local:
JAPAN HOUSE São Paulo
Av. Paulista, 52 – 1º andar, Bela Vista
Ingressos:
Gratuitos
Necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local. Vagas limitadas.
Classificação: Livre
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