Agenda
X Concerto Alphaville de Canto e Piano
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 03/10/2017
X Concerto Alphaville de Canto e Piano
Data: 7 de outubro de 2017
Horário: 20h
Local: Auditório Alphaville (100 lugares)
Endereço: Calçada Flor de Lótus, 78, Centro Comercial Alphaville
Ingressos:
Vinea Importadora e Restaurante (Alameda Araguaia, 540, Barueri), Adriana Ambrosi (Shopping Flamingo, Alphaville), Kimie Terapêutica (Calçada Aldebarã, 160, Santana de Parnaíba), Alaor Calçados (AlphaShopping).
Informações: (11) 9-9998-6261
Recital do workshop com Eiko Senda: “A interpretação de canções eruditas em japonês”
Data: 9 de outubro de 2017
Horário: 17h
Local: Praça das Artes, Sala Mário de Andrade
(200 lugares)
Endereço: Av. São João, 281 – São Paulo
Ingressos: Gratuitos
No próximo sábado, 7 de outubro, às 20h, acontece no Auditório Alphaville o X Concerto Alphaville de Canto e Piano, com a presença da soprano japonesa Eiko Senda, ao lado dos pianistas Max Uriarte e Marcos Maragoni, do tenor Miguel Geraldi, e da também soprano Keico Sato.
No programa, Keico Sato e Marcos Arangoni apresentam peças de Nakayama, Yamada e Hirota. Em seguida, Eiko Senda, ao lado de Max Uriarte, trarão obras de Mozart e Beethoven, que remontam ao final do século XVIII.
O recital finaliza com dois excertos da ópera Madama Butterfly de Giacomo Puccini: a ária “Un bel dì vedremo”, do segundo ato, e o dueto Butterfly/Pinkerton que encerra o primeiro, com a participação especial do tenor Miguel Geraldi, acompanhados pelo pianista Marcos Aragoni e com uma canção de ninar japonesa: “Takeda no Komoriuta”.
O evento conta com apoio da Fundação Japão em São Paulo, apresentação de Teddy Lorentzíadis e produção de Keico Sato.
Mais informações em (11) 9-9998-6261.
Workshop e Recital
Nesta vinda ao Brasil, a soprano Eiko Senda também realizará um workshop para divulgação do rico repertório das canções japonesas para o público brasileiro. O workshop, sob tema “A interpretação de canções eruditas em japonês”, dos compositores Yoshinao Nakata e Ikuma Dan, conta com apoio da Fundação Japão São Paulo, ao lado da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
Ao final, os cantores e artistas eruditos brasileiros, estudantes e profissionais participantes, todos eles integrantes do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e da Ópera Studio da Escola Municipal de Música de São Paulo, se apresentarão no dia 9 de outubro, às 17h, na Praça das Artes, Sala Mário de Andrade, localizada na Av. São João, 281, em São Paulo. Os ingressos para este recital são gratuitos e abertos ao público.
Eiko Senda, soprano
Nascida no Japão e residindo atualmente em Montevideo, no Uruguai, Eiko se formou cantora com A. Barandoni e Tamaki Sakamoto, no Japão, e com E. Pleehn, em Dresden, na Alemanha. Já se apresentou nas óperas Cosi Fan Tutte, As Bodas de Figaro, Don Giovanni, A Flauta Mágica, Amahl e os Visitantes da Noite, e nos papéis de Amélia, em Um Ballo in Maschera; Leonora, em La Forza del Destino, Desdemona em Otello, Alice, em Falstaff e Abigail, em Nabucco.
Do compositor Carlos Gomes, Eiko interpretou Maria Tudor, Condor e Lo Schiavo. Desde 2005, canta o repertório wagneriano, interpretando protagonistas como Sieglind, de Die Walküre, Gutrune, de Crepúsculo dos Deuses, e Isolda, de Tristão e Isolda.
Premiada como Melhor Cantora Estrangeira na Argentina, em 2008, e, em 2010, cantou concertos de gala em Osaka e Tóquio, além da Ópera Violanta, de Korngold, no Teatro Colón. Em 2011, recebeu o prêmio de Patriota Cultural Japonês.
Max Uriarte, piano
Graduado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, aperfeiçoou-se na Hochschule für Musik, de Viena, e no Konservatorium und Musikhochschule, de Zurique, onde concluiu sua pós-Graduação (Konzertreifediplom). Entre seus mestres, figuram Caio Pagano, Emma Jiménez, Carmen Graf-Adnet e Jürg von Vintschger. Realizou Master Classes com Hans Graf, no Mozarteum de Salzburgo, e com Joaquín Achúcarro em Valência (Espanha).
Premiado em vários concursos para Jovens Solistas no Brasil, atuou como recitalista na Europa e como solista de importantes orquestras brasileiras. É membro da Comissão Artística do Festival Internacional SESC de Música de Pelotas (RS), em cujas edições também atuou como camerista ao lado de nomes como Emmanuele Baldini (spalla OSESP), Alexander Baillie (violoncelo/Inglaterra), David Guerrier (trompa/França), Christoph Hartmann (oboé/Orquestra Filarmônica de Berlim), Martin Kuuskmann (fagote/ Manhattan School of Music), Levon Ambartsumian (violino/University of Georgia), Eiko Senda (soprano/Japão), entre outros.
Miguel Geraldi, tenor
Iniciou seus estudos com Gledys Pierri e se aperfeiçoou com Neyde Thomas. Integrou os grupos Armonico Tributo, Coro Bach e Camerata Antiqua de Curitiba, especializados em música antiga.
Foi vencedor do “V Concurso Carlos Gomes”, de Campinas, “II Concurso Aldo Baldin”, de Florianópolis, e do “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”.
Debutou no Theatro Municipal de São Paulo como Alfredo Germont, em La Traviata, de Verdi, em 2001, com regência de Mário Zaccaro.
Atuou junto a importantes orquestras como OSESP, Sinfônica Municipal de São Paulo, Experimental de Repertório, Sinfônica do Paraná e Filarmónica de Bogotá, sob a regência de maestros como John Neschiling, Walter Polischuk, Ira Levin, José Maria Florêncio, Mario Zaccaro, Jamil Maluf, Emiliano Patarra, Luciano Camargo, Edmundo Hora, Roberto Di Regina, Reynaldo Censabela e Alessandro Sangiorgio. Paralelamente à carreira como solista, integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
Keico Sato, soprano
Natural de São Paulo, fez sua estreia como cantora ao lado de Pergy Grassi e Luciana Bueno, na igreja Nossa Senhora da Consolação. Tem cantado em concertos e recitais em lugares como Sesc da Esquina, Capela Santa Maria, Solar do Barão, Teatro Positivo, Palácio Garibaldi e Canal da Música, em Curitiba, e nas igrejas Santo Expedito e Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo, sendo solista frequente de missas soIenes.
Colaborando para a difusão da cultura em São Paulo, não apenas como cantora, produziu o concerto do cravista Nicolau de Figueiredo (Theatro São Pedro, em Paris), do I ao IX Concerto Alphaville de Canto e Piano e do I ao VII Festival Alphaville de Música de Câmara no Auditório Alphaville, em São Paulo.
Atualmente, prepara o repertório com Fabio Bezuti (Nova Iorque, Estados Unidos) e aperfeiçoa-se em canto, tendo como orientador Ricardo Ballestero (São Paulo-SP).
Marcos Maragoni
Natural de São Paulo, o pianista de raro virtuosismo e sensibilidade interpretativa, atua como solista e camerista em importantes Salas de Concertos pelo Brasil. Iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Maria Nascimento Aragoni. Aos 18 anos ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, na classe da pianista e professora Sônia Muniz. Nesta mesma instituição, estudou correpetição e música de câmara com Marizilda Hein. Cursou bacharelado em piano na Faculdade Mozarteum de São Paulo e participou de cursos de especialização na Universidade de Hartford, nos Estados Unidos.
Em 2004, começou a trabalhar como pianista ensaiador nas óperas do Teatro Municipal de São Paulo e, desde 2008, é pianista oficial do Coral Lírico deste mesmo Teatro. Em 2009, a convite do Itamaraty em projeto coordenado por André Heller, se apresentou em Lisboa e Paris, tocando a Ópera Yerma”, de Heitor Villa Lobos, em versão Concertante nas homenagens aos 50 anos
da morte do compositor. Atuou também em musicais como pianista do My Fair Lady, West Side Story e o Rei E Eu, e, como assistente de direção musical em Evita, todos produzidos e dirigidos por Jorge Takla. Atuou também como Maestro em Jesus Cristo Superstar, também, produzido por Takla em parceria com a T4F.
Serviço
X Concerto Alphaville de Canto e Piano
Data: 7 de outubro de 2017
Horário: 20h
Local: Auditório Alphaville (100 lugares)
Endereço: Calçada Flor de Lótus, 78, Centro Comercial Alphaville
Ingressos:
Vinea Importadora e Restaurante (Alameda Araguaia, 540, Barueri), Adriana Ambrosi (Shopping Flamingo, Alphaville), Kimie Terapêutica (Calçada Aldebarã, 160, Santana de Parnaíba), Alaor Calçados (AlphaShopping).
Informações: (11) 9-9998-6261
Recital do workshop com Eiko Senda: “A interpretação de canções eruditas em japonês”
Data: 9 de outubro de 2017
Horário: 17h
Local: Praça das Artes, Sala Mário de Andrade
(200 lugares)
Endereço: Av. São João, 281 – São Paulo
Ingressos: Gratuitos
Deixe um comentário