Agenda
‘Okinawa Soba’ é o vencedor do concurso de desenhos da Fundação Japão 2018
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Língua Japonesa 17/10/2018
De autoria da aluna Leticia Tiemi, o trabalho traz, além dos ingredientes tradicionais, símbolos e elementos típicos japoneses
O tradicional concurso de desenho da Fundação Japão trouxe, em 2018, o tema “Comidas típicas regionais do Japão”. Foram 787 inscritos, provenientes de 39 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Pernambuco, Paraná e São Paulo, além do Distrito Federal.
A aluna vencedora foi Leticia Tiemi Suehiro, de 15 anos, que estuda no Exatus Colégio e Vestibulares, em São Paulo. Estudante do primeiro ano do ensino médio, Leticia Tiemi participou do concurso de desenho pela segunda vez este ano. Na edição 2016, conquistou menção honrosa na categoria 12 a 13 anos, com o trabalho “Duas faces do Japão”.
Ao lado de seu trabalho, outros 11 finalistas ilustrarão o calendário de 2019 da Fundação Japão.
O concurso, criado há 18 anos, é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.
Os calendários, serão distribuídos gratuitamente aos visitantes da biblioteca da instituição a partir de novembro. O horário de funcionamento da biblioteca é das 10h30 às 19h30, de terça à sexta-feira, e das 9h às 17h aos sábados.
O grande destaque desta edição foi o trabalho da aluna Leticia Tiemi Suehiro, com o desenho “Okinawa Soba”. O prato é típico da província de Okinawa, localizada no sul do Japão. A receita leva costela de porco, ovo, macarrão de soba, cebolinha, gengibre e um caldo feito à base de temperos e ingredientes típicos do Japão, como saquê e kamaboko (massa de peixe).
No desenho, a estudante ilustrou todos estes ingredientes e ainda incluiu no prato alguns elementos típicos japoneses. O mais surpreendente é que esta riqueza de detalhes e de informações vêm de uma menina que nunca esteve no Japão, mas sonha em viajar um dia para lá.
“Eu gostaria de conhecer como que são as ruas e os metrôs de lá. Não consigo não admirar quando as vejo em fotos, principalmente quando há sakuras, no começo da primavera. Também adoraria conhecer Tóquio e Okinawa”, revela.
Uma curiosidade é que a família de Leticia Tiemi, ao contrário do que se possa imaginar, é da província de Kagoshima, na ilha de Kyushu, localizada na porção mais ao sul do Japão, e não de Okinawa.
Confira nos links abaixo os desenhos de maior destaque em cada uma das categorias do “Concurso de Desenhos 2018”:
Deixe um comentário