Agenda
Oficinas de arte japonesa no Espaço Criança Esperança de São Paulo
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 09/08/2012
Oficinas de arte japonesa no
Espaço Criança Esperança de São Paulo
14 de Agosto de 2012
Horário das Oficinas:
9h às 11h e das 14h às 16h
Local:
Espaço Criança Esperança
CEE Oswaldo Brandão
Av. Michihisa Murata, 120
Brasilândia São Paulo – SP
(Próximo à Estrada do Sabão)
Site:
http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/
Realização:
Espaço Criança Esperança em São Paulo
Apoio:
Fundação Japão em São Paulo
Mais Informações e Contato:
(11) 3978-8954
A Fundação Japão colabora com oficinas de arte japonesa no Espaço Criança Esperança de São Paulo. Dentre os países homenageados na semana de 13 a 18 de agosto, o dia 14 será dedicado à cultura japonesa, com oficinas de Origami, Kirigami e Taiko e uma projeção especial de um animê.
Os Espaços Criança Esperança são centros de atenção em tempo integral que oferecem atividades complementares à escola. Respeitando e ouvindo a comunidade local, contribuem para promover a educação, a cultura, a inclusão e o desenvolvimento social no Brasil.
Perfis:
Kirigami (origami arquitetônico) – Professora Naomi Uezu
Naomi Uezu graduou-se em publicidade e propaganda pela Fundação Cásper Líbero e Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes da Província de Okinawa, no Japão. É professora de cartões tridimensionais desde 1993 e, desde 1995, ministra cursos na Aliança Brasil-Japão. Tem prática de ensino em workshops, cursos e exposições em escolas e entidades culturais por todo o Brasil. Desenvolveu projetos especiais em kirigami para diversas empresas, como: Revista Caras, Kenzo perfumes, Votorantim Papel e Celulose, Bradesco Vida e Previdencia, entre outros.
Site: http://www.kirigami.com.br/
Origami (arte de dobrar papéis) – Professora Mari Kanegae
Mari Kanegae nasceu em Londrina, no Estado do Paraná. É formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas. Após o curso superior, teve seu interesse voltado para a Cultura Japonesa, onde se destacou o Origami. Participou de exposições de arte, deu cursos e fez várias demonstrações de Origami, entre as quais para as Secretarias de Educação dos Estados de São Paulo e Taboão da Serra, Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, SESC de várias localidades, Universidade Estadual de Maringá (PR), Universidade de São Paulo, além de demonstrações em outras cidades e entidades culturais.
Ministra os cursos de Origami na Aliança Cultural Brasil Japão desde 1983 e publicou 3 livros sobre esta arte, “Brincando com Papel” (Ed. Global), “Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel” e “A Arte dos Mestres de Origami” (Aliança Cultural Brasil Japão).
Estudou com os mestres de Origami Toyoaki Kawai, Akira Yoshizawa, Saburo Kase no Japão, e atualmente ministra cursos em empresas, workshops em eventos e na AADA – Associação de Apoio à Dermatite Atópica, como arte-terapia.
Site: http://kamiarte.com.br/
Taiko (tambores japoneses) – Professor Yoohey Kaito
Yoohey Kaito é integrante do Grupo Kaito Shamidaiko, fundado em 1994 sob a liderança de Tsukasa Kaito, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Dentre as inúmeras apresentações realizadas, destacam-se o evento na ocasião da vinda do casal imperial do Japão em 1998, e no Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008. Foi o primeiro brasileiro a ingressar no KODO Apprentice Centre – Japan, considerado o melhor instituto de ensino de taiko do Japão, em 2010. Desde seu retorno ao país em 2011, aprimora o treinamento de seus alunos nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina entre outros, baseando-se na filosofia do Grupo, que consiste na importância de preservar as raízes milenares japonesas, procurando, a todo instante, disseminar essa cultura para um número cada vez maior de jovens descendentes e não-descendentes no Brasil.
Site: http://www.kaitotaiko.com.br/
Blog: http://kaitotaiko.blogspot.com.br/
Projeção de Animê
5 Centímetros por Segundo
(Byôsoku 5 Senchimêtoru)
Japão, 2007, cor, 63’
Exibição digital
direção: Makoto Shinkai
Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki e Akari moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e os amigos passam a manter contato apenas através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando Akari volta para Tóquio, é Takaki quem deve se mudar. Outras pessoas entram em sua vida, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo o momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.
Veja o cartaz ampliado clicando na imagem abaixo:
Serviço
Oficinas de arte japonesa no
Espaço Criança Esperança de São Paulo
14 de Agosto de 2012
Horário das Oficinas:
9h às 11h e das 14h às 16h
Local:
Espaço Criança Esperança
CEE Oswaldo Brandão
Av. Michihisa Murata, 120
Brasilândia São Paulo – SP
(Próximo à Estrada do Sabão)
Site:
http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/
Realização:
Espaço Criança Esperança em São Paulo
Apoio:
Fundação Japão em São Paulo
Mais Informações e Contato:
(11) 3978-8954
Deixe um comentário