Agenda
Makoto Kuriya – Creative Jazz Ensemble Japan
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 29/07/2015
Makoto Kuriya – Creative Jazz Ensemble Japan
SÃO PAULO
19 de agosto de 2015 às 21h
Festival Jazz na Fábrica
SESC Pompeia – Teatro
Rua Clélia, 93 – Barra Funda
São Paulo-SP
Capacidade: 774 lugares
Informações e ingressos: sescsp.org.br
20 de agosto de 2015 às 19h
Festival Jazz & Blues
SESC Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Ribeirão Preto-SP
Capacidade: 202 lugares
Informações e ingressos: sescsp.org.br
PARANÁ
22 de agosto de 2015 às 20h
SESC da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro
Curitiba-PR
Capacidade: 297 lugares
Informações e ingressos:
Consulado Geral do Japão em Curitiba
DISTRITO FEDERAL
24 de agosto de 2015 às 20h
Caixa Cultural Brasília – Teatro da Caixa
SBS, Quadra 4, Lote 3/4, Asa Sul
Brasília-DF
Capacidade: 406 lugares
Informações:
Embaixada do Japão – Tel: (61) 3442-4200
RIO DE JANEIRO
27 e 28 de agosto de 2015 às 21h
Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro-RJ
Capacidade: 450 lugares
Informações:
Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Tel: (21) 3461-9595
Ingressos:
www.cidadedasartes.org
Realização
Fundação Japão
SESC SP
SESC PR
Caixa Cultural Brasília
Cidade das Artes do Rio de Janeiro
Apoio
Embaixada do Japão no Brasil
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Consulado Geral do Japão em Curitiba
Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Yamaha Musical
A turnê por cinco cidades brasileiras integra as comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil
A Fundação Japão, com apoio da Embaixada do Japão no Brasil e do Consulado Geral do Japão, apresenta o grupo japonês de jazz Makoto Kuriya – Creative Jazz Ensemble Japan.
O pianista de jazz Makoto Kuriya realiza a sua primeira turnê no Brasil, com uma formação especial em tributo à música brasileira, que tanto admira. Entre os músicos talentosos que compõe o grupo, também faz parte, o percussionista Gennoshin Yasui, que tem relações estreitas com o Brasil, ao produzir o primeiro álbum para o grupo ‘Trio Corrente”.
A série de apresentações inéditas no Brasil estreia em São Paulo, no Festival Jazz na Fábrica, no SESC Pompeia, em 19 de agosto, seguindo para o Festival Jazz & Blues, no SESC Ribeirão Preto (SP), em 20 de agosto; SESC da Esquina, em Curitiba (PR), 22 de agosto; Caixa Cultural, em Brasilia (DF), 24 de agosto; e terminando no Rio de Janeiro (RJ), com duas apresentações na Cidade das Artes, nos dias 27 e 28 de agosto.
Em comemoração aos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, as apresentações no Brasil contarão com a participação especial de renomados músicos brasileiros, como o instrumentista de sopro Teco Cardoso e vocalistas como Mônica Salmaso e Joyce Moreno, promovendo um encontro entre os dois países através do jazz.
A característica do líder, Makoto é definido como “um pianismo afinado que remete ao teatro Kabuki”.
Uma fusão do jazz de raíz americana , e toques latinos, que ainda sim será possivel notar a identidade japonesa. Esperamos que apreciem a performance deste banda que simboliza esta era global.
Makoto Kuriya – Creative Jazz Ensemble Japan é liderado por Makoto Kuriya, ao piano, Gennoshin Yasui na percussão, Koichi Osamu no baixo, Hidenobu Otsuki na bateria e Jiro Yoshida na guitarra.
OS INTEGRANTES
Makoto Kuriya (piano)
Além de pianista, Makoto é também compositor e produtor musical. Realizou obras em parceria com diversos artistas e produções audio-visuais, como o tema da série de animação de sucesso “Neo Genesis Evangelion”. O pianista participa da elaboração de trilhas sonoras de filmes e programas de TV, além de trabalhar ao lado de renomados artistas japoneses de jazz e música pop, como Takeshi Ito e Ken Hirai.
Concluiu graduação em letras na universidade americana de West Virginia, passando a lecionar Jazz na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, alem de atuar como pianista de jazz em diversas regiões da costa leste americana. Em sua trajetória, já se apresentou com grandes artistas de jazz, como a banda de Chuck Mangione, vencedor do prêmio Grammy. Recentemente, realizou a sua décima turnê na Europa, passando também por países como Austrália, Marrocos, Taiwan e Egito.
Representando a Ásia, Makoto participou das comemorações do Dia Internacional da Música, na sede da UNESCO, em Paris, ao lado de Johnny Griffin, Billy Cobham e Jon Faddis.
Também participa de festivais de música, como Jazzy Colors (Paris), City of London Festival (Londres), Jazz Now Festival (Sidnei), Cologne Jazz Night (Colonia), Tanjazz Festival (Marrocos), Cairo Jazz Festival (Egito), Steinway Festival (Londres), London Jazz Festival (Londres), entre muitas outras apresentações e workshops pela Europa, Ásia, África e Austrália.
Gennoshin Yasui (percussão)
Reconhecido no Japão como o principal instrumentista de pandeiro, Gennoshin residiu no Brasil durante quatro anos. Participou em projetos como o grupo “F to G”, ao lado de Filó Machado; e em “Rhythmatrix”, com Makoto Kuriya, no Japão. No Brasil, lançou o álbum solo “Oh!Bola!!”, com participação de Teco Cardoso, Fabio Torres e Paulo Paurelli. Tocou também com artistas de jazz, como Steve Gadd, Anthony Claiborne Jackson, e produziu o primeiro álbum do “Trio Corrente”, grupo brasileiro vencedor do Grammy em 2014.
Koichi Osamu (baixo)
Após graduar-se Universidade de Kyoto, seguiu os estudos na Universidade de Berklee, nos Estados Unidos, onde conquistou o Eddie Gomez Awarded Berklee Award, em 1985 e 1986, retornando ao Japão no ano seguinte.
Entre 1996 e 2008, Koichi integrou, como baixista principal, o Sadao Watanabe Group. Apresentou-se em diversos festivais internacionais de jazz, como Montreux Jazz Festival, na Suíça. Atualmente, leciona no curso de jazz na Senzoku Gakuen College of Music, no Japão.
Hidenobu Otsuki (bateria)
Hidenobu iniciou-se na música desde cedo: aos 3 anos de idade, já tocava órgão eletrônico, aos 7 partiu para o piano clássico, e aos 10 chegou a bateria, instrumento como qual mais se identificou.
Músico versátil, trabalha em produções de diversos gêneros. Em 2002, produziu o arranjo da música ”Amairo no Kami no Otome”, interpretada por Hitomi Shimadani, vencedora do prêmio de ouro da The Japan Record Award.
Jiro Yoshida (guitarra)
Iniciou-se no violão clássico aos 6 anos de idade. Sob influência musical de Miles Dewey Davis, partiu para os Estados Unidos, onde concluiu seus estudos na Berklee College of Music, em Boston, onde mais tarde passou a lecionar.
Jiro tornou-se atuante na cena musical de Nova Iorque a partir de 1990, acumulando participações ao lado de artistas como Cindy Lauper, The Brecker Brothers, Eddie Gómez, L.A. Symphony, Royal Philharmonic Orchestra, entre outros.
Em 2003, foi nomeado “Embaixador da Boa Vontade” da WAFINIF (The World Association of Former United Nations Internes and Fellows Inc). Atualmente, vem ganhando destaque com sua recente obra, “A Pastel Shade”, lançada pela Sony Records.
OS CONVIDADOS
Mônica Salmaso
Nascida em São Paulo, gravou em 1995 o CD “Afro-Sambas”, com o violonista Paulo Bellinati. Em 1998, lançou o CD “Trampolim” e venceu o Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal. Gravou em 99 seu terceiro CD, “Voadeira”. Em 2004, lançou seu quarto CD “Iaiá”, pela Biscoito Fino. Participou do CD “Carioca”, de Chico Buarque. Seu CD “Noites de gala, samba na rua”, com músicas de Chico Buarque e participação especial do grupo Pau Brasil, foi indicado ao Grammy Latino.
Seu mais recente trabalho, “Alma Lírica Brasileira”, recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira (Melhor Cantora). E, em 2013, o DVD deste mesmo trabalho recebeu o 24º Prêmio da Música Brasileira (Melhor DVD). Em 2014, lançou o CD Corpo de Baile, sobre a parceria de Guinga com Paulo César Pinheiro, com o qual acaba de receber o Prêmio de Melhor Cantora no 26º Prêmio da Música Brasileira.
Joyce Moreno
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora, compositora, arranjadora e instrumentista Joyce Moreno tem em sua bagagem uma extensa discografia e cerca de 400 gravações de músicas suas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Maria Bethania, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e muitos outros. Na área internacional, tem sido gravada por nomes como Annie Lennox, Wallace Roney, Omara Portuondo, Black Eyed Peas. Recebeu 4 indicações ao Grammy Latino e tem até o momento 34 CDs e 2 DVDs individuais, além de compilacões e participações. Atualmente, seu trabalho segue também trilha internacional, com turnês mundiais a cada ano e gravações de novos discos em diferentes países, sem perder nunca sua identidade brasileira-feminina.
Teco Cardoso (sax/flautas/flautas de bambu)
Participou do Movimento de Música Independente Paulista do final da década de 70, com grupos como PéAntePé, Grupo Um e ZonAzuL. Ingressou no grupo Pau Brasil na década de 80, com o qual gravou nove cds e fez inúmeras turnês pela Europa. Como solista, apresentou-se ao lado de Edu Lobo, Dori Caymmi, Joyce, Baden Powell, Carlos Lira, Johny Alf, Mônica Salmaso, entre outros, e lançou “Meu Brasil” (prêmio Sharp revelação Instrumental 98), “Caminhos Cruzados”, “O Cineasta da Selva” e “Quinteto”.
Produziu e tocou no projeto “Jobim Sinfônico”, juntamente com a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com o qual ganhou um Grammy. Gravou, em junho de 2006, em Copenhague, um CD com o pianista e compositor dinamarquês Thomas Clausen, com quem tem excursionado pela Europa e Estados Unidos. Em 2008, lançou juntamente com o Grupo Pau Brasil e a cantora Mônica Salmaso o CD “Noites de Gala Samba na Rua”, com músicas de Chico Buarque. Em 2009, ganhou o Grammy de “Melhor Grupo de Jazz Contemporâneo” com o CD “Randy Brecker in Brasil”.
Serviço
Makoto Kuriya – Creative Jazz Ensemble Japan
SÃO PAULO
19 de agosto de 2015 às 21h
Festival Jazz na Fábrica
SESC Pompeia – Teatro
Rua Clélia, 93 – Barra Funda
São Paulo-SP
Capacidade: 774 lugares
Informações e ingressos: sescsp.org.br
20 de agosto de 2015 às 19h
Festival Jazz & Blues
SESC Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Ribeirão Preto-SP
Capacidade: 202 lugares
Informações e ingressos: sescsp.org.br
PARANÁ
22 de agosto de 2015 às 20h
SESC da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro
Curitiba-PR
Capacidade: 297 lugares
Informações e ingressos:
Consulado Geral do Japão em Curitiba
DISTRITO FEDERAL
24 de agosto de 2015 às 20h
Caixa Cultural Brasília – Teatro da Caixa
SBS, Quadra 4, Lote 3/4, Asa Sul
Brasília-DF
Capacidade: 406 lugares
Informações:
Embaixada do Japão – Tel: (61) 3442-4200
RIO DE JANEIRO
27 e 28 de agosto de 2015 às 21h
Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro-RJ
Capacidade: 450 lugares
Informações:
Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Tel: (21) 3461-9595
Ingressos:
www.cidadedasartes.org
Realização
Fundação Japão
SESC SP
SESC PR
Caixa Cultural Brasília
Cidade das Artes do Rio de Janeiro
Apoio
Embaixada do Japão no Brasil
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Consulado Geral do Japão em Curitiba
Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Yamaha Musical
Deixe um comentário