Agenda
Encerramento da Mostra Itinerante de Cinema Japonês Mikio Naruse acontece em São Paulo
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 20/01/2014
Mostra Itinerante de Cinema Japonês
Retrospectiva MIKIO NARUSE
6 a 9 de fevereiro de 2014
Local:
Museu da Imagem e do Som – MIS
Auditório
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
São Paulo-SP
Capacidade: 172 lugares
Entrada gratuita
Informações:
Tel: (11) 2117-4777
Por e-mail através do site
O evento será realizado no MIS, de 6 a 9 de fevereiro, com entrada gratuita
A Mostra Itinerante de Cinema Japonês Mikio Naruse, promovida pela Fundação Japão em São Paulo, em parceria com escritórios Consulares do Japão em diversas capitais do país, finalmente chega ao fim. Depois da estreia no Recife e de passagem por Salvador, Belém, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, o encerramento acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som) de 6 a 9 de fevereiro.
A mostra traz 13 filmes do conceituado diretor japonês, trazidas especialmente de Tóquio para este evento. Todas as obras são exibidas a partir de cópias em 35 mm, com legendas em português. É, sem dúvida, uma rara oportunidade aos amantes do cinema de conhecer ou rever alguns dos principais clássicos do cinema japonês.
PROGRAMAÇÃO
6/fev (quinta)
16:00
TSURUHACHI E TSURUJIRO
(veja sinopse)
Duração: 89 minutos
18:00
NUVENS DISPERSAS
(veja sinopse)
Duração: 108 minutos
20:30
ATORES ITINERANTES
(veja sinopse)
Duração: 71 minutos
7/fev (sexta)
16:00
CHUVA REPENTINA
(veja sinopse)
Duração: 92 minutos
18:00
TORMENTO
(veja sinopse)
Duração: 98 minutos
20:30
TODA A FAMÍLIA TRABALHA
(veja sinopse)
Duração: 65 minutos
8/fev (sábado)
14:00
NUVENS DE VERÃO
(veja sinopse)
Duração: 135 minutos
16:30
CORRENTEZA
(veja sinopse)
Duração: 117 minutos
19:00
QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA
(veja sinopse)
Duração: 111 minutos
21:00
VIDA DE CASADO
(veja sinopse)
Duração: 97 minutos
9/fev (domingo)
14:00
NUVENS FLUTUANTES
(veja sinopse)
Duração: 124 minutos
16:30
A CHEGADA DO OUTONO
(veja sinopse)
Duração: 80 minutos
19:00
MAMÃE
(veja sinopse)
Duração: 98 minutos
21:00
TSURUHACHI E TSURUJIRO
(veja sinopse)
Duração: 89 minutos
Mais sobre Mikio Naruse
Ao lado de grandes nomes do cinema mundial, Mikio Naruse (1905 -1969) é considerado um dos mais importantes cineastas japoneses. Diretor, produtor e roteirista, é responsável por 89 filmes com enfoque nos problemas sociais que vivenciava ao longo de sua vida. O primeiro deles, ainda na década de 30, fez parte da última fase do cinema mudo.
Até 1967, ano de sua última produção, Naruse teve seus roteiros focados em dramas de relações interfamiliares e no choque entre o Japão antigo e o moderno. Suas protagonistas, geralmente mulheres, trilhavam roteiros simples, com poucos diálogos e produções de baixo custo, atraindo o público à sutileza de seus olhares, gestos e movimentos.
Na programação, clássicos como Vida de Casado (Meshi / 1951), Mamãe (Okaasan / 1952), Nuvens Flutuantes (Ukigumo / 1955) e Quando a Mulher Sobe a Escada (Onna ga kaidan wo agaru toki / 1960).
Sinopses
TSURUHACHI E TSURUJIRO (Tsuruhachi Tsurujiro)
P&B / 1938 / 89min / Toho
Apesar da pouca idade Tsuruhachi e Tsurujiro gozam de grande sucesso como artistas tradicionais (Shinnai) no final da época Taisho. Tsurujiro canta histórias poéticas ao som do shamisen tocado por Tsuruhachi. A vista dos outros eles são muito próximos, correm até boatos de que são casados. No entanto Tsuruhachi é filha de artista e Tsurujiro era pupilo de seus pais, os dois cresceram como irmãos, mas, nos bastidores, discutiam constantemente sobre pequenos pontos de atuação…
Observações:
Baseado em um premiado romance, Tsuruhachi e Tsurujiro faz parte de uma série de filmes que Mikio Naruse produziu no tempo das artes tradicionais, oferecendo um autêntico vislumbre do mundo de “yose” (tradicional espetáculo de variedades do Japão) ao incluir aparições de artistas yose reais.
TODA A FAMÍLIA TRABALHA (Hataraku ikka)
P&B / 1939 / 65 min / Toho
Pai, mãe, 7 filhos, vô e vó, são os 11 membros da família Ishimura. O pai, o filho mais velho e mais dois irmãos trabalham fora, a mãe trabalha em casa montando envelopes, mas parece impossível ganhar dinheiro suficiente para o sustento da família. Certo dia Kiichi, o filho mais velho, pede cinco anos, para sair de casa e estudar para conseguir um emprego melhor, o pai entende a ideia do filho, mas também tem consciência de que assim que Kiichi for atrás de seus sonhos, seus outros filhos irão segui-lo e toda a família irá desmoronar…
Observações:
Conhecido no período pós-guerra por seus retratos femininos Naruse, apresentou uma sólida representação dos potenciais problemas sociais em um momento com condições de censura cada vez mais militaristas do Japão, que ainda toma muito cuidado para delinear a turbulência psicológica dentro de cada um dos membros da família.
ATORES ITINERANTES (Tabi yakusha)
P&B / 1940 / 71 min / Toho
Um grupo de atores de kabuki viaja de cidade em cidade fazendo seu show de comédia sobre um cavalo e seu mestre. A história gira em torno de dois atores que “interpretam” as pernas dianteiras e traseiras de um cavalo. O ator que interpreta as pernas dianteiras, Hyoruku é um veterano e se orgulha disso. Porém o barbeiro do município enganado pelo diretor do grupo, acaba destruindo a fantasia de cavalo, cuja cabeça, ao ser reconstruída, passa a parecer a de uma raposa. Quando Hyoroku descobre sobre a cabeça refeita, ele se recusa a participar da peça…
VIDA DE CASADO (Meshi)
P&B/ 1951 / 97 min. / Toho
HATSUNOSUKE OKAMOTO e sua esposa, MICHIYO, mudaram-se de Tóquio para uma pequena casa em um modesto bairro de Osaka. Eles se casaram por amor, mas após cinco anos de casamento chega a fase de lassidão, qualquer coisa vira motivo para desentendimentos. E quando a sobrinha de HATSUNOSUKE, SATOKO, foge de casa em Tóquio e aparece na sua porta, surgem verdadeiros problemas…
Observações:
A escrita dramática e refinada de IDE e a descrição precisa que TANAKA faz dos sentimentos mais íntimos de uma mulher se misturarem perfeitamente à poderosa linha psicológica do diretor, MIKIO NARUSE. “Vida de Casado” é um excelente exemplo da capacidade de NARUSE em revelar a amargura que há por trás da vida cotidiana.
MAMÃE (Okaasan)
P&B/ 1952 / 98 min / Toho
A família Fukuhara trabalha duro para se reerguer após a Segunda Guerra Mundial e finalmente consegue reabrir sua lavanderia e conta com a ajuda de Kimura um velho aprendiz de Ryosaku.Após as mortes seguidas do filho mais velho e do marido, do casamento da filha mais nova e da saída de Kimura da lavanderia, Masako tem que cuidar sozinha da loja. Toshiko, a filha mais velha que está com planos para casar se pergunta se a mãe é realmente feliz.
Observações:
Livremente baseado em uma coletânea de redações de estudantes do ensino fundamental sobre suas mães, “Mamãe” foca na imagem de uma mãe e sua família na tentativa de se recuperarem da destruição da Segunda Guerra Mundial. Trabalhando um retrato mais episódico e real de uma mãe japonesa comum e as lutas diárias que enfrenta em um período pós-guerra.
NUVENS FLUTUANTES (Ukigumo)
P&B/ 1955 / 124 min / Toho
Em 1943, no meio da Segunda Guerra Mundial, YUKIKO KODA vai para a Indochina Francesa (hoje Vietnã), para trabalhar como uma datilógrafa; lá ela conhece o engenheiro TOMIOKA, um homem casado, porém eles acabam tendo uma relação amorosa. Quando a guerra termina, ele volta para o Japão, prometendo a ela que se divorciaria, acreditando na promessa dele Yukiko retorna para casa um pouco mais tarde e descobre que ele não se divorciou. Daí em diante Yukiko e Tomioka vivem um relacionamento de separações e reconciliações até que ela fica gravemente doente…
Observações:
O filme mostra o ponto de vista de uma vida sofrida durante o período pós-guerra, quando ninguém poderia sonhar com o crescimento econômico do Japão. Além disso, a atriz principal HIDEKO TAKAMINE recebeu, merecidamente, o Prêmio de Melhor Atriz Protagonista do Mainichi Film Concours.
CHUVA REPENTINA (Shu-u)
P&B / 1956/ 92 min/ Toho
Ryotaro Namiki e sua esposa Fumiko vivem em uma área residencial de Tóquio. Ryotaro trabalha em uma empresa de cosméticos no centro da cidade. Como suas vidas são monótonas, eles vivem de pirraça um com o outro. Ryotaro reprime Fumiko por sempre cortar as receitas do jornal antes mesmo de ele ter lido. Fumiko o atormenta por ser tão insensível. Eles são incapazes de concordarem com alguma coisa até mesmo fazer os planos para o domingo à tarde e Ryotaro sai sem Fumiko…
Observações:
Chuva Repentina é baseada na peça Balão de Papel (1926), escrita por um dos principais dramaturgos modernos do Japão, Kunio Kishida. Em Chuva Repentina, como muitos dos outros filmes de Naruse, seus protagonistas são mulheres presas pelas circunstâncias ou pela sociedade.
CORRENTEZA (Nagareru)
P&B / 1956 / 117 min / Toho
Através de uma agência de empregos, RIKA consegue um trabalho de empregada doméstica na casa de gueixas Tsutanoya. Logo ao chegar no local a dona do estabelecimento TSUTAYAKKO troca o nome dela para “OHARU” pelo simples fato de achar o nome complicado de se chamar. RIKA passa a morar e trabalhar no Tsutanoya porém tudo começa a indicar que o estabelecimento não vai bem…
Observações:
Baseado na obra ganhadora do prêmio da Academia de Arte do Japão e primeiro romance de AYA KODA (1904-), filha de KODA ROHAN, grande romancista do período Meiji. MIKIO NARUSE, não economiza talento e capacidade neste filme que mostra o incomum interior de uma casa de gueixas visto através dos olhos de uma empregada doméstica. SUMIKO KURISHIMA, uma das estrelas mais populares do cinema mudo, volta às telas após 18 anos. O filme também conta com a fantástica aparição de outras atrizes famosas da época como KINUYO TANAKA, ISUZU YAMADA, HIDEKO TAKAMINE, HARUKO SUGIMURA e MARIKO OKADA.
NUVENS DE VERÃO (Iwashi-gumo)
Cor / 1958 / 135 min / Toho
Yae, que perdeu seu marido na guerra, administra uma pequena fazenda com sua sogra, enquanto cria seu único filho, Tadashi. Já seu irmão mais velho Wasuke sofre com as atitudes modernistas de seus filhos, que pedem permissão somente depois do ocorrido. Yae conhece Okawa, um repórter agrícola que surge para entrevista-lo sobre as recentes reformas agrícolas, eles acabam iniciando um relacionamento mesmo sabendo que ele tem esposa e filho em Tóquio…
Observações:
Nuvens de Verão foi uma mudança de ritmo para seu diretor Mikio Naruse. Conhecido por seus retratos da mulher da cidade, esse filme foi tanto seu primeiro esforço em descrever a vida na fazenda, quanto seu primeiro filme colorido. Adaptado do romance de um escritor líder de literatura camponesa, a história foca nas mudanças drásticas que ocorreram no pós-guerra na área rural do Japão, devido às duas forças de reforma agrária e alto crescimento econômico, que são refletidas na lacuna cada vez maior entre as gerações. No centro, entretanto, a figura de Naruse ainda continua a traçar friamente o período pós-guerra: uma mulher solteira em difíceis condições que a deixam continuamente presa.
A CHEGADA DO OUTONO (Aki tachinu)
P&B / 1960 / 80 min / Toho
Uma viúva recente, Shigeko, vai à casa de seu irmão em Tóquio com seu filho,que estudava na sexta série, Hideo. Shigeko arranjou para que Hideo vivesse com seu irmão e foje com um homem deixando o filho pra traz. Abandonado pela mãe Hideo se sente sozinho e tendo crescido no campo, não consegue se acostumar com a vida na cidade, até que acaba fazendo amizade com Junko uma aluna da quarta série…
Observações:
A Chegada do Outono é o único filme de Mikio Naruse que trata exclusivamente da vida de crianças. Naruse retrata de forma excelente o ambiente das antigas áreas ‘shitamachi’ de Tóquio e as mudanças que ocorriam nessas áreas com o crescimento da cidade. O personagem de Hideo, o garotinho da história, parece ser o retrato do próprio Naruse e o abandono que sentiu por sua própria mãe.
QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA (Onna ga kaidan wo agaru toki)
P&B / 1960 / 111 min / Toho
Viúva a cinco anos, Keiko que tem 30 anos consegue o trabalho de senhora contratada de um bar no luxuoso bairro de casas noturnas Ginza através de Komatsu. O dono do bar, reclamando da baixa nas vendas, insiste para que ela venda seu corpo para manter os clientes que mais gastam, mas Keiko se recusa, mesmo se isso significar perder clientes. Sentindo-se pressionada, Keiko vai para outro bar, onde ela habilmente manipula os homens, tornando-se amante de todos, mas amante real de ninguém…
Observações:
Mikio Naruse retorna com Quando a Mulher Sobe a Escada, trabalhando a partir de um roteiro original com foco em uma mulher condenada por ser pega no interminável fluxo de um mundo cruel e manipulador. Ainda, apesar do mundo moderno da recepcionista do bar ser retratado mais como um mundo cão do que o mundo de uma gueixa caracterizado em antigos melodramas japoneses, Naruse não condena isso, mas mantém uma perspectiva fria e distante da labuta das mulheres.
TORMENTO (Midareru)
P&B / 1964 / 98 min / Toho
Tendo ficado viúva durante a guerra após apenas 6 meses de casamento, Reiko e dedica sua vida a loja de bebidas e à família do falecido marido, porém, precisa se esquivar das cunhadas que desejam se livrar dela, casando-a, além de tomar conta do cunhado mais novo, Koji. Graduado na faculdade, Koji largou o emprego logo no início e passa seu tempo jogando, bebendo e se metendo em brigas.
Ainda assim, ele tem grande respeito por Reiko, então, quando ele sugere à família que use as terras para construir um supermercado, ele insiste que Reiko seja uma das diretoras é contestado pelas irmães e o projeto fica engavetado.
Observações:
As histórias centradas nas lutas de uma cunhada oprimida pela família do marido eram temáticas
centrais dos melodramas japoneses. Naruse, porém, trabalhando a partir de um roteiro de Zenzo Matsuyama, marido de Hideko Takamine, produz um filme que tem um ponto de vista mais frio na observação das dinâmicas psicológicas de seus personagens femininos, perturbando ainda mais a estrutura moral tradicional ao introduzir o problema de amor entre uma cunhada e o irmão de seu marido. Yuzo Kayama, conhecido por seus protagonistas românticos e leves, é caracterizado aqui em um raro papel sério.
NUVENS DISPERSAS (Midare-gumo)
Cor / 1967 / 108 min / Toho
Eda Hiroshi, que trabalha em um escritório do governo, foi promovido e sua esposa, Yumiko, está grávida. A felicidade do casal parece que irá durar para sempre, mas, um acidente de trânsito, se torna fatal para o marido. Mishima Shiro, que causou o acidente, é inocentado já que o acidente estava fora de seu controle. Porém, ele é transferido para uma filial remota em Aomori. Yumiko por sua vez sofre com a morte do marido, a perda do filho e com o abandono dos sogros…
Serviço
Mostra Itinerante de Cinema Japonês
Retrospectiva MIKIO NARUSE
6 a 9 de fevereiro de 2014
Local:
Museu da Imagem e do Som – MIS
Auditório
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
São Paulo-SP
Capacidade: 172 lugares
Entrada gratuita
Informações:
Tel: (11) 2117-4777
Por e-mail através do site
Apreciei bstante. Assisti só 3 devido a disponibilidade de horarios. Pela sinopse nao da para escolher o que lhe agrada, tem muitas surpresas. Mas gostei dos 3 que escolhi pelo conteudo da sinipse. Foi um pena que foi por pouco tempo. Parabens pela mostra e fico no aguardo das proximas.