Agenda
Performer e arranjador de trilhas musicais do jogo Final Fantasy vem ao Brasil para apresentação única
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 27/01/2014
Concerto de Piano Solo com
HIROYUKI NAKAYAMA apresentando
PIANO OPERA FINAL FANTASY
Data: 19 de fevereiro de 2014 (quarta)
Horário: 20h
Local:
Grande Auditório do MASP
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo
Próximo a estação de metrô Trianon-MASP
Informações: (11) 3251-5644
Capacidade: 374 lugares
Entrada gratuita
Retirada da senha 1 hora antes do concerto, no local.
Limite: até 2 (duas) senhas por pessoa
Realização:
Fundação Japão em São Paulo
Apoio:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Square Enix
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
O concerto de piano solo acontece em 19 de fevereiro, no MASP, com entrada gratuita
O pianista Hiroyuki Nakayama desembarca no Brasil para apresentação única de PIANO OPERA FINAL FANTASY, em 19 de fevereiro, às 20h, no Grande Auditório do MASP, em São Paulo. Um dos principais nomes da Game Music mundial, Nakayama é performer e arranjador de trilhas musicais de jogos como “Blue Dragon” e “Lost Odissey”, para Xbox360, “Final Fantasy”, para Nintendo DS, e de gravações musicais de CDs como “PIANO OPERA FINAL FANTASY I, II, III” e “IV, V, VI”, “Final Fantasy Orchestra Album”, ”Kingdom Hearts Piano Collections” e “Guin Saga”.
No repertório, composições presentes nos álbuns PIANO OPERA FINAL FANTASY I a VI, lançados a partir de 2012, como parte das comemorações dos 25 anos da série de games. Os álbuns, com arranjos e execução de Nakayama, foram todos compostos por Nobuo Uematsu, reconhecido mundialmente como o mais importante compositor de game music da atualidade.
Segundo a crítica especializada, valeu a pena esperar 25 anos pelos álbuns, que reúnem as excelentes melodias de Uematsu aos arranjos elaborados e performances profundas de Hiroyuki, resultando em uma experiência desafiadora, mas gratificante.
Para a game producer e game designer Adriana Kei, professora mestre do Curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, Hiroyuki Nakayama é um artista pleno.
“Este pianista possui o raro talento de propiciar a todos nós a profunda, mas sublime interpretação das obras de Nobuo Uematsu. Nakayama nos transporta à riqueza de detalhes e à grandiosidade únicas deste universo de fantasia e, porque não, de sonhos, das obras do mestre Uematsu. Vigor e sutileza são percebidos a partir de seus arranjos em consonância em suas performances. Ele nos mostra que a obra de um artista é a matéria prima para o talento de outro artista, privilegiando-nos com a completude de uma nova e singular obra.”
Final Fantasy
Final Fantasy é uma das franquias de jogos de mais sucesso de todos os tempos na história dos videogames, lançada em 18 de Dezembro de 1987. De lá para cá, diversas séries têm sido lançadas, sempre com novidades. Entre os fãs em todo o mundo, há divergências sobre qual o melhor lançamento nestes quase 20 anos. Final Fantasy III, lançado em 1990, é um dos mais famosos da franquia, tendo sido o primeiro da série a superar 1 milhão de cópias vendidas. Como se não bastasse, seu remake 3D, lançado em 2006, duplicou o sucesso do original com a venda de mais de um milhão de cópias. O sucesso de vendas talvez seja fruto de um marco de inovação visto a partir dali, com a possibilidade dos personagens mudarem de classe a qualquer momento para a habilidade de invocar criaturas poderosas.
Nova reviravolta aconteceu com o lançamento da sétima aventura, tida por muitos como uma das maiores já criadas. Desenvolvida para o PlayStation, e depois estendida para PC, pela primeira vez o game se passa em um mundo contemporâneo, mais parecido com o nosso, deixando para trás o habitual cenário medieval-fantasia.
Hoje, fãs em todo o mundo aguardam o lançamento de Final Fantasy XIII Versus (ou Final Fantasy XV).
Mais sobre Hiroyuki Nakayama
Nascido no Japão e formado em composição musical pela Tokyo University of the Arts, Nakayama executou a versão de Caprice (de Paganini) usada nas coreografias da patinadora artística Mao Asada, além de ter participado de importantes apresentações em parceria com a Japan Philarmonic Orchestra.
Em 2010, ano em que foram celebrados os 200 anos do nascimento de Chopin, Nakayama realizou concertos na Varsóvia e em Paris, em turnê promovida pela emissora japonesa NHK. Entre seus principais trabalhos em arranjos musicais, destacam-se a produção do concerto “Final Fantasy Orchestra”, executada pela Orquestra Filarmônica Tcheca no Dvořák Hall, em Praga; e o concerto “Cinema Meets Symphonic Orchestra”, da Yomiuri Nippon Symphony Orchestra.
Atualmente, Nakayama leciona iniciação musical em um curso promovido pelo Centro Cultural da NHK.
Serviço
Concerto de Piano Solo com
HIROYUKI NAKAYAMA apresentando
PIANO OPERA FINAL FANTASY
Data: 19 de fevereiro de 2014 (quarta)
Horário: 20h
Local:
Grande Auditório do MASP
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo
Próximo a estação de metrô Trianon-MASP
Informações: (11) 3251-5644
Capacidade: 374 lugares
Entrada gratuita
Retirada da senha 1 hora antes do concerto, no local.
Limite: até 2 (duas) senhas por pessoa
Realização:
Fundação Japão em São Paulo
Apoio:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Square Enix
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Comentários
-
-
Olá, gostaria de saber qual a duração do Concerto?
-
Fantástico! Sempre quis ir a um concerto destes… serei presença garantida. Obrigado e elogios aos organizadores.
-
Por ser gratuito e com poucos lugares devido a alta demanda, seria ÓTIMO se, no vão do MASP, disponibilizassem uma visualisação em telão (como costumam fazer nos eventos de Cinema ao ar livre), pois é muito impossivel sair no horario de trabalho no proprio dia e garantir um ingresso desses, sendo que ja deve ter gente “na fila” desde agora.
Muito obrigado pela iniciativa em uma apresentação dessa qualidade!!
-
Excelente. Farei o possível para ir.
FJSP, tem ideia do tempo de duração? Para o pessoal de fora poder se programar. -
Somente haverá essa apresentação? Vou estar viajando a trabalho mas gostaria muito muito muito mesmo de assistir a esse show. =(
-
Caros, no próximo evento a ser produzido, solicito que a forma de ingresso não seja a de chegar uma hora antes para pegar o convite. É extremamente aborrecedor chegar às 19hs na Av. Paulista, num dia de semana e, encontrar um cartaz do tipo “convites esgotados”
-
MA-RA-VI-LHO-SO! Nesse dia estarei cuidando da minha maezinha, tomara que dê para eu ir. Fico FELIZ qdo vejo oportunidades assim. É uma pena que muitas vezes não dá para eu ir, principalmente aos domingos. Obrigada, FUNDAÇÃO JAPAO.
-
Eu acredito que 374 lugares vai ser pouco para o numero de pessoas que vão.
Existem muitos fãs de Final Fantasys interessados, mesmo caindo em uma quarta-feira, sei de pessoas que vão fazer bate-volta do Rio de Janeiro ou até mais longe para poder ir.
Seria bem interessante se tivesse um telão 🙂 -
Boa noite. Tenho um amigo que gostaria de ir, mas ele não terá tempo de passar na bilheteria uma hora antes. Eu posso retirar dois ingressos; um para mim e outro para ele?
-
Vou com o intuito de tirar fotos para um site, é permitido a entrada com camera semiprofissional?
-
Bom dia. Hoje é o grande dia e estou com duvidas sobre a retirada do ingresso. Sei que serão até duas senhas por pessoa (vou ter que pegar para minha namorada que vai chegar um pouco tarde) mas e lá dentro? São lugares marcados? Ou terá uma outra fila para entrar na sala? Devo ficar na fila desde as 15 da tarde? rs
-
Estarei lá com certeza!!!!
-
Cheguei às 18:23 para pegar o ingresso e apesar de todas as esperanças eu só vi desordem e pessoas furando a fila. Muito desorganizado
-
Pesso que se possível,deveria ter uma segunda apresentação,muita gente não pode entrar por super lotação!!
-
Foi uma vergonha a organização do evento. Cheguei cedo lá e não consegui ingresso porque furaram a fila e nenhum policial quis fazer nada quanto a isso. Tinha mais de 3 mil pessoas em um espaço que cabia 380 pessoas. Por favor, tragam-no de volta em um espaço maior e mais organizado. Perdi um dia de trabalho e de faculdade à toa. Sou fã de Final Fantasy desde 1997 e foi uma grande frustração ter perdido esse evento.
-
Acho muito boa a iniciativa de um evento como esse, mas infelizmente uma péssima organização..
A forma como os ingressos foram entregues foi um descaso muito grande, principalmente com quem veio de longe e ficou horas na fila. Quando cheguei na fila contei uma média de 180 a 200 pessoas na minha frente, duas horas e meia depois não dava nem pra contar mais quantas pessoas tinhas “entrado” na fila na minha frente. Acho que o certo seria um ingresso por pessoa e por ordem de chegada, chegou vai pro fim da fila! ou afinal pra que serve a “fila” !? Espero que no próximo a entrega dos ingressos seja mais organizada e justa!! -
Lamentável.
Cheguei antes das 19h no local e jã não haviam mais senhas sendo distribuidas. Muita gente voltou pra casa com sentimento de frustração… 🙁
-
Fui ao evento e que decepção. Realmente cheguei cedo (15 horas) e já estava uma fila gigantesca. Ninguém para organizar a fila, pessoas furando fila a vontade. Resultado? Antes das 19 horas os ingressos já haviam sido distribuídos. Não dois por pessoa, cheguei a ver pessoas com 3 ingressos, e se orgulhando disso.
Enquanto atrás de mim se formava uma fila maior ainda. E nem para um funcionário do Masp ou alguém responsável pelo evento passar andando pela fila avisando que os ingressos já estavam esgotados antes do horário estipulado. Fui embora, mas muitos ficaram ali, em pé, esperando a toa.
Uma pena isso. Não é porque o evento é gratuito que tem que ser bagunçado desse jeito..
-
FALTA DE ORGANIZAÇÃO POIS CHEGUEI AO LOCAL 5 HORAS ANTES DO EVENTO MEU Nº ERA EM TORNO DO 150 MAS 1 HORA ANTES CHEGARAM OS FURA FILA COMO PODE ISSO ESPEREI 5 HORAS E NÃO CONSEGUI ENTRAR .iSTO OCORRE SOMENTE NO BRASIL QUE FALTA DE EDUCAÇÃO..
-
Linda apresentação. Adorei.
O Nakayama é muito simpático.
Valeu a pena ter chegado cedo no local. -
Um artista tão talentoso se apresentando num lugar tão desorganizado que foi o Masp nessa Quarta-Feira, cheguei as 15:30, peguei uma fila razoável, mas com a chegada dos fura filas e a falta de funcionários e organização, muitos que se esforçaram pra conseguir um ingresso perdeu a oportunidade. Foi uma verdadeira falta de respeito com grande parte dos fans, lamentável. O segurança apenas respondeu após às 20:05 “Os ingresso esgotaram, só estão na fila quem quer” sendo que boa parte nem havia tomado parte dessa informação. Adorei a ideia de trazerem o Nakayama ao Brasil mas a falta de estrutura e respeito com o público falou mais alto ontem.
-
Falta de estrutura no evento, ninguém acompanhou a fila, bilhetes entregues antes da hora, usuários de drogas pedindo dinheiro, pessoas cortando fila e por ai foi. Sinal da ignorância do povo brasileiro, da falta de interesse em atender o público pois um musico daquele porte devia se apresentar em um auditório maior. Decepcionado com a noite de Quarta-Feira mas feliz por aqueles que entraram sem furar a fila e presenciaram um show que deve ter sido maravilhoso… MASP e FJSP erraram feio na organização desse evento.
-
Cheguei no MASP por volta das 15:20h, devendo ter por volta de 120 ~ 150 pessoas, mas para variar, diversos pequenos grupos que estavam na fila foram crescendo conforme a hora da distribuição dos ingressos se aproximava. Os ingressos começaram a ser distribuídos por volta das 18:30h e antes das 19h já haviam se esgotado, sendo que ainda tinha umas 70 pessoas na minha frente, ou seja, o número de pessoas que estavam na fila praticamente dobrou e mesmo se fosse levar em consideração que cada um tinha direito a dois ingressos, no mínimo umas 80 furaram fila…
Não sei qual é a experiência da FJSP com eventos para públicos como esse, mas em uma próxima oportunidade, recomendo deixarem alguém já no período da tarde distribuindo senhas para retirada de ingressos para quem fosse chegando na fila, evitando assim transtornos como os observados. Não precisa ser nada muito elaborado, um talão numerado com um carimbo ou timbre da organização já é suficiente para evitar que as pessoas furassem fila.
Diga-se de passagem, raríssimas vezes pego folga, a que tenho direito no trabalho, para fins de lazer, dessa vez que achei que valia a pena, não passou de uma grande decepção e desperdício de tempo, simplesmente lamentável…
-
Lamentável, perdi um dia inteiro à toa e sem explicação nenhuma.
Muita gente furando fila e ninguém para organizar. Distribuíram os ingressos antes das 19hs e fecharam as portas sem avisar nada para a multidão que ficou de fora (que ficou esperando na fila sem saber da situação mesmo depois dos ingressos terem esgotados). Muito triste… ninguém merece. -
Infelizmente sou mais um dos que chegaram as 18 da tarde no MASP so para ver uma fila quilometrica e sem qualquer tipo de organizacao por parte de funcionarios. Gostaria de registrar aqui meu protesto contra os ingressos que foram distribuidos antes do horario combinado (ja que bem antes das 19 horas nao havia viva alma na bilheteria do MASP) e da distribuicao de mais de um ingresso por pessoa. Uma pena, porque a apresentacao deve ter sido fenomenal.
O lançamento do Final Fantasy ocorreu em 18 de Dezembro de 1987.
O jogo lançado em 31 de Janeiro de 1997 foi Final Fantasy VII.