Agenda
Rakugo: a tradicional arte da contação de histórias do Japão, com RAMUNE
Publicado por mimi em Arte e Cultura Língua Japonesa 28/05/2025

Apresentações acontecem em Mogi das Cruzes, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, celebrando os 130 Anos de Amizade Brasil-Japão.
A Fundação Japão traz ao Brasil a RAMUNE, para realizar uma série de apresentações gratuitas de Rakugo, a tradicional arte japonesa de contação de histórias. Sendo a única nipo-brasileira que atua profissionalmente nesse universo, no Japão, a RAMUNE rompe barreiras linguísticas e apresenta obras tradicionais com o uso de três idiomas (português, inglês e japonês), ampliando o alcance do Rakugo.
Nesta oportunidade, pela primeira vez no Brasil, RAMUNE apresentará peças tradicionais tanto em japonês quanto em português. O humor cômico, característico das peças de Rakugo escolhidas por RAMUNE, transita entre elementos da cultura japonesa sob a perspectiva peculiar de uma nipo-brasileira, refletindo a rica diversidade de sua identidade cultural. Toda essa riqueza poderá ser conferida nas apresentações em 4 cidades brasileiras, e nos encontros de intercâmbio com estudantes da língua japonesa.
O que é Rakugo?
Com mais de 400 anos de tradição, o Rakugo é uma arte cênica japonesa baseada na contação de histórias, geralmente cômicas, executadas por um único narrador, que permanece sentado durante toda a performance. Com o auxílio de um leque e uma pequena toalha, apenas, o artista interpreta diferentes personagens por meio de variações de voz, expressões e gestos sutis. As histórias sempre terminam com um desfecho surpreendente e bem-humorado, conhecido como ochi.
O Rakugo também é, por vezes, chamado de hanashi, sendo que aqueles que o apresentam são chamados de rakugo-ka ou hanashi-ka (lit.: contador de histórias).
Existem duas vertentes principais no Rakugo: o koten rakugo (clássico), com narrativas que atravessam gerações, e o sōsaku rakugo (original), com histórias contemporâneas criadas por artistas da atualidade. Em ambos os estilos, o foco está na exploração das emoções humanas de maneira leve e acessível, conectando o público à universalidade do riso e da empatia.
Sobre a RAMUNE
Filha de nipo-brasileiros e nascida no Japão, RAMUNE é descendente de terceira geração (sansei). Formada pela Universidade de Artes de Musashino, iniciou sua trajetória no Rakugo em 2017, tornando-se discípula do mestre Rabuhei. Sua estreia oficial aconteceu em apenas seis meses, diante de 900 pessoas no Blossom Hall, em Ginza, com a performance “Soraidōfu”, baseada em situações cotidianas.
Hoje, RAMUNE apresenta-se nos principais teatros de Rakugo no Japão, os chamados yose, com um estilo próprio que mescla elementos da cultura japonesa com a visão singular de uma nipo-brasileira. Seu trabalho é marcado pelo “Makura”, introdução cômica das apresentações, na qual compartilha experiências pessoais com leveza e humor – como a época em que ainda não dominava o idioma japonês.
“Quero desenvolver um Rakugo que somente eu, como nipo-brasileira de terceira geração, posso criar”, afirma a artista, que também se dedica a inspirar jovens estrangeiros no Japão. “Houve um tempo em que eu não falava japonês. Hoje, meu trabalho é conversar nesse idioma. Por isso, acreditem: vocês também conseguirão aprender!” comenta a artista.
Canais oficiais da RAMUNE
Instagram
Facebook
YouTube
Programação RAMUNE no Brasil
MOGI DAS CRUZES – SP
21 de junho de 2025 (sábado), às 16h
*com apresentação exclusiva do grupo de taiko Yujo
Bunkyo de Mogi das Cruzes
Rua Presidente Campos Salles, 230 – Vila Industrial
Mogi das Cruzes
Tel.: (11) 4791-2022
Entrada gratuita* e necessário se inscrever antecipadamente. Clique AQUI!
(*)Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível dentro do prazo de validade.
Duração da apresentação: 60 minutos
SÃO PAULO – SP
22 de junho de 2025 (domingo), às 14h
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO
Pequeno Auditório
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim)
São Paulo
Tel.: (11) 3208-1755
Entrada gratuita – por ordem de chegada
Duração da apresentação: 60 minutos
PORTO ALEGRE – RS
25 de junho de 2025 (quarta-feira), às 19h
Teatro Oficina Olga Reverbel
Multipalco Eva Sopher
Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico
Porto Alegre
Tel.: (51) 3211-1138
Entrada gratuita
(Distribuição de ingresso 1 hora antes da apresentação)
Duração da apresentação: 60 minutos
SALVADOR – BA
28 de junho de 2025 (sábado), às 10h
Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador – ANISA
Rua Campinas de Brotas, 104-E – Brotas
Salvador
Tel.: (71) 4104-0026
Entrada gratuita
Duração da apresentação: 60 minutos
Realização
Fundação Japão em São Paulo
Apoio
Aliança Cultural Brasil-Japão
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Salvador – ANISA
Associação Amigos do Theatro São Pedro
Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes
Editora JBC
Escritório Consular do Japão em Porto Alegre
Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia – FCNBB
Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura
Multipalco Eva Sopher
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO
Theatro São Pedro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS