Agenda
Tokiori – Dobras do Tempo estreia em 22 de novembro
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 19/11/2013
DOCUMENTÁRIO: TOKIORI – DOBRAS DO TEMPO
de Paulo Pastorelo
Estreia nos cinemas:
22 de novembro de 2013
Mais informações:
https://www.facebook.com/tokiorithemovie
Selecionado pelo Japan Arts Fund, o documentário recebeu apoio do governo japonês
O documentário do diretor Paulo Pastorelo mergulha na memória de cinco famílias de imigrantes japoneses que se instalaram no Brasil na década de 30, no bairro rural da Graminha, pertencente ao pequeno município de Oscar Bressane, localizado a 500 km de São Paulo.
Neste cenário de pequenos sítios, cercados por fazendas de criação de gado, o diretor Paulo Pastorelo mantém o foco em cinco famílias, com suas idas e vindas ao Japão entre 1927 e 1992. Entre elas, a família de Yoshie Sato, que chega ao Brasil em 1929, aos nove anos de idade. Neste vai e vem, mudanças na economia e na política local repercutem diretamente nas vidas destas pessoas, cujos destinos se cruzam repetidas vezes ao longo do filme.
“Existe um paralelismo entre a minha trajetória e a dessas famílias. De certa forma, voltar a Graminha é voltar ao passado, lidando com a impossibilidade de voltar à minha infância, bem como à impossibilidade dessas famílias voltarem ao Japão de seus pais. A experiência da imigração torna visível essa relação de alteridade com o passado e nos ensina que a vida é uma travessia”, avalia Paulo Pastorelo.
Hoje, aos 90 anos, Yoshie é viúva e ainda vive em um sítio de Graminha com a família do seu filho mais velho. As três gerações, reunidas sob o mesmo teto, têm uma vizinhança de cerca de vinte pessoas, incluindo primos e outros parentes próximos.
Tokiori
O cineasta mergulhou nos estudos sobre a imigração japonesa no Brasil, e em particular sobre a história da colônia Graminha, em quase três anos de pesquisa, entre agosto de 2007 e agosto de 2010. Depois, vieram as filmagens no Brasil, em setembro de 2010, e no Japão, em outubro de 2010.
“O que mais me marcou, logo de início, foi o fato de começar esse projeto, por acaso, às vésperas do Centenário. Foi flagrante perceber o descompasso entre os discursos oficiais de ‘interação’ e ‘assimilação’ e a realidade concreta daquelas pessoas da Graminha, que apontavam para uma maravilhosa, mas difícil identidade híbrida.”
Tokiori, em japonês Toki (tempo) e Ori (do verbo Oru, dobrar), foi selecionado pelo programa Japan Arts Funds, promovido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. O programa visa aprofundar o conhecimento mundial sobre a cultura japonesa, estreitando os laços entre os diversos países.
“Em decorrência deste incentivo, o documentário recebeu um financiamento que representou um terço do budget do filme”, comemora o diretor Paulo Pastorelo.
O diretor
Paulo Pastorelo é neto de um imigrante espanhol, que possuía, em Graminha, uma fazenda desde os anos 1950. Foi lá que passava suas minhas férias escolares na companhia dos irmãos.
“Com frequência eu cruzava essas famílias de origem japonesa nas festas e quermesses da cidade, sempre chamado por ‘neto do Seu Pepe’. Mas meu avô manteve, por muito anos, uma relação cordial de vizinhança e mútua-ajuda, lutando ao lado dessas famílias por melhorias no bairro. Foi por meio dessa relação de respeito que as famílias japonesas da Graminha abriram suas portas para eu realizar esse filme.”
Arquiteto e urbanista formado pela FAU/USP, mestre em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, Paulo Pastorelo começou sua carreira de documentarista com o filme Vale o Homem seus Pertences (52min), uma coprodução com a Sesc TV que foi ao ar em novembro de 2005. Em 2006, foi pesquisador e diretor, em parceria com João Sodré e Maíra Bühler, do filme Elevado 3.5, premiado como “melhor filme”, do júri, e “revelação”, da embaixada francesa, no 12º Festival Internacional de Cinema Documentário É Tudo Verdade 2007. Em 2010, dirigiu o documentário Paisagens da Memória – Vila Nova Cachoeirinha (26min).
Atualmente, trabalha no roteiro do longa As batalhas noturnas, uma ficção livremente inspirada na obra homônima do historiador italiano Carlo Ginzburg.
Ficha Técnica
Brasil, 2012, 106 min
Direção: Paulo Pastorelo
Produção: Matias Mariani, Joana Mariani e Paulo Pastorelo
Produtores Associados: Masa Sawada e Yuji Sadai
Pesquisa e Roteiro: Paulo Pastorelo, Noriko Oda e Kentaro Sugao
Narração: Noriko Oda e Clayton Mariano
Montagem: Paulo Pastorelo e Noriko Oda
Distribuição: Lume Filmes
Veja o cartaz do evento:
Serviço
DOCUMENTÁRIO: TOKIORI – DOBRAS DO TEMPO
de Paulo Pastorelo
Estreia nos cinemas:
22 de novembro de 2013
Mais informações:
https://www.facebook.com/tokiorithemovie
Comentários
-
-
Eu gostaria de saber se será exibido no Rio, porque estou de passagem lá neste dia. Aliás a exibição em São Paulo parece que foi ontem, que pena. Mas fica em cartaz?
-
por gentileza alguem pode me ajudar a encontrar esse filme,,,meu sogro chama Shizuo Funo , foi criado em graminha,seu pai é o Sr Tikashi Funo, o qual tb aparece no filme ,,,não conseguimos ver o filme em lugar algum , somos moradores d a Cidade De Assis/Sp 40km de Graminha, alguem poderia nos ajudar ??
Olá. Gostaria de saber se há uma previsão onde o filme será exibido ?
Obrigada.