Agenda
TV Cultura exibe série “Mestres em Sua Profissão”
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Língua Japonesa 25/06/2015
Série
Mestres em Sua Profissão
Episódio 7
“Adeus às armas e ao ódio – Rumiko Seya: desarmamentista”
Data: 17 de setembro de 2015 (quinta-feira)
Horário: 23h30
Emissora: TV Cultura
Duração: 48 minutos
Dublado em português
A Fundação Japão, por meio de parceria com a TV Cultura, traz para o Brasil o documentário Mestres em sua Profissão (Master of their Profession).
Originária da emissora de televisão japonesa NHK e JAMCO (Japan Media Communication Center), a série de sete episódios apresenta profissionais japoneses de diversas áreas, sempre buscando os maiores especialistas em cada área de atuação.
Os episódios, com cerca de 45 minutos de duração, são exibidos em versões dubladas.
17/09/2015 às 23h30
“Adeus às armas e ao ódio – Rumiko Seya: desarmamentista”
Rumiko Seya coloca-se na linha de frente de zonas de conflito em todo o mundo para executar ações de DDR (Desarmamento, Desmobilização, Reintegração).
Esta profissional integra projetos de reintegração de ex-soldados à sociedade e recuperação de armas em antigas zonas de conflito. Seya tem sido bastante elogiada pelo trabalho realizado no Afeganistão e em diversos outros lugares. Atualmente, participa de um projeto de DDR maciça no Sudão. O objetivo é reintegrar 180 mil ex-soldados à sociedade em um período de quatro anos.
Durante o programa, será possível assistir Seya em ação, dialogando frente a frente com pessoas que trazem em suas almas as cicatrizes de batalhas, reconduzindo-as de volta à paz.
03/09/2015 às 23h30
“Vivendo a floresta, guiado pela montanha – Isao Yuasa: recuperador de florestas”
O episódio abordará a crise ecológica atribuída, especialmente, à importação de materiais baratos. Com isso, florestas têm sido abandonadas, levando à queda de árvores e deslizamentos de terra, causando sérios danos ambientais. O cedro e o cipreste, que correspondem a 40% das florestas do Japão, são os mais atingidos. Mal conservados e negligenciados, estavam à beira da extinção. No entanto, com a ação de Hiyoshi, cerca de 70% da floresta em Hiyoshi já está recuperada.
20/08/2015 às 23h30
“Quanto mais erros, melhor – Takao Furuno: agricultor”
Takao Furuno consolidou o cultivo do “duck rice farming”, um método que possibilita grandes safras de arroz sem o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos. O método surgiu em 2007, quando Furuno permitiu que patos fossem criados junto à plantação de arroz. Ele percebeu que, além de produzir adubo natural, as aves beneficiavam as plantas ao manter a água oxigenada a partir da turbulência causada ao nadar em meio aos arrozais. Para completar, os patos se alimentam de ervas daninhas e insetos que certamente prejudicariam as plantas.
No programa, será possível observar que o sucesso do processo fez com que a técnica já seja utilizada em países de todo o mundo, poupando significativamente tempo e esforço.
06/08/2015 às 23h30
“A Profundidade da Vida Define a Habilidade do Mestre – Kyoji Kikuchi: carpinteiro de santuários”
A palavra “daiku” em japonês significa carpinteiro.
“Miya-daiku“, por sua vez, especifica o profissional especializado em santuários e templos. Seus mais recentes trabalhos incluem numerosas estruturas de madeira, entre elas a que está localizada no hall principal do templo Motsuji, considerado um dos principais monumentos históricos do Japão.
Depois de passar pelas mãos hábeis de Kikuchi, estas obras poderão resistir à ação do tempo, inclusive às dificuldades climáticas, por até centenas de anos. O documentário enfoca seu espírito e atitude no trabalho como um artesão e, ao mesmo tempo, de líder.
23/07/2015 às 23h30
“Controlando a Gripe Aviária – Nahoko Shindo: médica da OMS”
O terceiro episódio, que vai ao ar em 23 de julho, acompanha a rotina da profissional da Organização Mundial da Saúde, Nahoko Shindo, em busca de mais informações para o controle e erradicação da doença em todo o mundo.
Ao programa, a médica explica que o maior desafio hoje é encontrar uma solução que possa impedir a disseminação da doença, prevenindo, assim, uma pandemia mundial. Além desta árdua batalha, o programa revela que Nahoko, aos 41 anos de idade, busca equilibrar sua vida profissional à familiar, que inclui seus dois filhos.
09/07/2015 às 23h30
“A Beleza de uma Fração de Segundo – Yoichi Nomura: um pirotécnico”
O segundo episódio, que vai ao ar em 9 de julho, traz a história do pirotécnico, Yoichi Nomura. O especialista tem angariado diversos prêmios em competições de fogos de artifício no Japão, um país tradicional nesta arte, com diversos Hanabi (Festival de Fogos de Artifício) acontecendo em todo o país, especialmente durante o verão. Toda esta trajetória de sucesso é fruto de duas décadas de experiência e muito estudo. Hoje, é capaz de controlar cada luz emitida a partir dos fogos de artifício perfeitamente. Extremamente obcecado pela perfeição, Nomura chega a levar um ano trabalhando minuciosamente até alcançar a precisão que deseja em seus projetos.
Para o documentário, equipes acompanharam o dia a dia de Nomura por cerca de três meses, revelando a profundidade de espírito de um verdadeiro artesão, com habilidades incomparáveis.
25/06/2015 às 23h30
“Cães são companheiros na vida – Satoru Tawada: treinador de cães-guias”
Este primeiro episódio foi ao ar dia 25 de junho, narrando o dia a dia do treinador de cães-guia Satoru Tawada, membro da Associação Japonesa de Cães-Guia. Com sua habilidade em comunicar-se com os animais, já treinou mais de 200 cães-guia.
Entre suas atividades, Tawada também trabalhou na produção do filme Quill: The Life of a Guide Dog, treinando os cães que participaram das filmagens. No longa-metragem, que é baseado em uma história verídica, Tawada é representado pelo ator Kippei Shiina.
Serviço
Série
Mestres em Sua Profissão
Episódio 7
“Adeus às armas e ao ódio – Rumiko Seya: desarmamentista”
Data: 17 de setembro de 2015 (quinta-feira)
Horário: 23h30
Emissora: TV Cultura
Duração: 48 minutos
Dublado em português
Comentários
-
-
Foi uma pena, recebi o e-mail às 20 horas do dia 25 e só abri o e-mail no dia seguinte. Poderiam disponibilizar o filme ? Gostaria muito de ve-lo.
-
Infelizmente não pude assistir porque só estou vendo o email agora.
como eu poderia fazê-lo? existe alguma gravação?
grata,
Marcia -
Gostaria de ter assistido. Como faço para assistir?
-
Parabéns com admiração para Fundação Japão e TV Cultura: divulgando excelentes documentários “Mestres em sua Profissão (Master of their Profession)”!!
Teruko Okagawa Monteiro, Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro -
Muito bom o programa, mas gostaria de saber o nome da música do enceramento do programa.
-
Bom dia,
alguém pode informar qual será o próximo programa da série? Particularmente estou interessado no episódio do regenerador de árvores. Gostei bastante do programa com o fazendeiro Takao Furuno e do restaurador de templos, Kyoji Kikuchi. Aprendi bastante. É pena que tenha perdido o episódio com Yoichi Nomura o piro tecnicista.
Vou enviar um e-mail a tv cultura para saber sobre a possibilidade de reexibição. Outro programa que poderia ser reprisado é Project X, onde, infelizmente perdi vários episódios. A dublagem deste último foi excelente.
Obrigado.
-
Série
Mestres em Sua ProfissãoEpisódio 5
“Quanto mais erros, melhor – Takao Furuno: agricultor”
Um grande exemplo a todos, de como encarar e resolver problemas e preocupações.
Entrei em contato com central de atendimento da TV Cultura para verificar se é possivel reprisar. Muito bom!Abraço,
Fioravante -
Tive a felicidade de assistir parte do documentário do Senhor Takao Furano. Não um trabalho! Mas sim, uma filosofia de vida.
-
Realmente uma pena ter passado tão tarde! Tive muita sorte de assistir ao episódio sobre o trabalho maravilhoso do Sr. Takao Furuno. É uma história tão linda e inspiradora e seu trabalho é de uma importância tão grande que houve momentos em que lágrimas me vieram aos olhos! Gostaria de assistir novamente — e seria muito bom se mais pessoas tivessem a oportunidade de ver essa série.
Acho estes documentários muito interessantes. Mas poderia ser passado num fim de semana durante o dia. Creio que mais pessoas teriam chances de assistir, principalmente crianças e idosos.