Agenda
WASHI-Ê
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 12/09/2011
2ª Exposição de Washi-ê
Período:
24 e 25 de setembro de 2011, das 10h às 18h
Local:
Kei Espaço de Arte
Rua Paracatu, 775 – Parque Imperial
São Paulo – SP
Tel.: (11) 5589-2002
ENTRADA GRATUITA
Realização:
Atelier Kamiarte
Curso Profa. Luiza S. Y. Okubo
Apoio:
Aliança Cultural Brasil-Japão
Fundação Japão
Hokkaido Café
Impressa Artes Gráficas
Marinês Rotisserie
World Paper
Patrocínio:
Century Travel
Hiroshima
Mais informações: (11) 5589-2002
Arte através da colagem, justaposição e sobreposição do washi – papel especial japonês
Em 1956, Haru Nakano iniciou o trabalho de Tiguiri-ê, quando se sentiu apaixonada pelo washi (papel tradicional e artesanal japonês) confeccionado pelo Sr. Gishiro Abe. Esse washi era mais espesso, e que ao ser rasgado na transversal conseguia-se uma folha mais fina e que resultava em diferente efeito nessa arte de rasgar e colar o papel washi para compor um desenho. Ainda hoje, existem muitas escolas no Japão onde se ensina o Tiguiri-ê que também era conhecida como Hari-ê.
O termo Washi-ê foi adotado a partir do trabalho de pesquisa da profa. Koseki Sato. O seu conteúdo consistia em buscar formas de tingimento que apresentassem colorações firmes além de proporcionar variadas nuanças de cores e texturas. Em 1974, realizou uma grande exposição que teve repercussão internacional e patenteou o termo WASHI-Ê.
“Washi-ê é a arte que utiliza como material, papéis artesanais japoneses, confeccionados com as fibras da planta Kozo, Mitsumata e Gampi. Incluímos também nas criações, papéis feitos com as nossas fibras: sisal, ananás, bananeira, cana, etc., com o objetivo de mesclar a forma da arte tradicional japonesa à realidade brasileira.
O washi-ê explora as diferentes texturas, cores e nuanças dos papéis que desfiados, dobrados e justapostos, resultam em obras que vão do figurativo ao abstrato.
Com o domínio da técnica, cada um irá explorar, a seu modo, os recursos que os papéis oferecem para elaborar além dos tradicionais quadros, decorações nos objetos como: luminárias, porta-corrediça, leques, porta-joias, bolsas, etc., possibilitando ressaltar e valorizar a beleza do próprio papel que transmite sensações de leveza, maciez e calor humano.”
Profa. Luiza S. Y. Okubo
Serviço
2ª Exposição de Washi-ê
Período:
24 e 25 de setembro de 2011, das 10h às 18h
Local:
Kei Espaço de Arte
Rua Paracatu, 775 – Parque Imperial
São Paulo – SP
Tel.: (11) 5589-2002
ENTRADA GRATUITA
Realização:
Atelier Kamiarte
Curso Profa. Luiza S. Y. Okubo
Apoio:
Aliança Cultural Brasil-Japão
Fundação Japão
Hokkaido Café
Impressa Artes Gráficas
Marinês Rotisserie
World Paper
Patrocínio:
Century Travel
Hiroshima
Mais informações: (11) 5589-2002
Comentários
-
-
Para saber mais sobre o papel Washi e a compra do mesmo aqui em São Paulo, indicamos os seguintes endereços:
http://www.kamoriarte.com.br/
http://www.worldpaper.com.br/ceciliasuzuki/csuzuki.asp
-
-
moro em Belém do Para, gosto de artes, preencho o tempo tentando fazer alguma coisa com flores e folhas devido a distancia tenho dificiuldade para frequentar aula. portanto gostaria de receber alguma orientação por e-mail. Pois fui a exposição de oshibana e já faço alguma coisa com flores.
-
oooi, Profª Luiza
gostei muito por esse trabalho artesanal de Washi ê, mas vejo muita carência de informações ou livros que falassem mais a história e a origem dessa técnica.
Eu sou estudante de design de interiores, e estou utilizando essa técnica como conceito para o meu trabalho, onde tem como tema origem asiática.. E resolvi expor mais sobre essa técnica da qual muitos nem mesmo tem o conhecimento.será que poderias me passar mais informações sobre isso?
aguardo anciosa uma resposta sua..
desde já agradeço pela atenção :* -
Onde poderia comprar papel washi. Moro em Porto Alegre-RS etrabalho com a arte do Origami. Desde agradeço muito. Vera Otsuka.
-
Boa tarde, vera!
Encontraste em porto alegre o papel washi? Podes me indicar onde?Grata, Liriane
-
world paper em São Paulo na vila madalena, procure no google, é fantastica a loja, vale entrar no site.
-
-
Eu amo papel, uma amiga me falou desse tipo Washi, mas já pesquisei muitona internet e não achei nehum lugar que vendesse , nem na liberdade as pessoas de lá até desconhecim quando eu dizia o nome.
Será que seria possivel inicar um site onde comprar ?
Atenciosamente,
Eliane