Dossiê Literatura de autoria feminina no Japão moderno

Dossiê Literário > Dossiê Literatura de autoria feminina no Japão moderno

 

No Dia Internacional da Mulher, a Fundação Japão convida a pesquisadora e professora Joy Afonso, da UNESP/Assis, para refletir sobre a produção literária de autoria feminina no Japão moderno, que corresponde ao Período Meiji (1968-1912) e Período Taishô (1912-1926). Isso porque, embora a produção feminina do período clássico seja conhecida e reconhecida pelo cânone literário tendo nomes como Murasaki Shikibu, Sei Shônagon e Izumi Shikibu, sendo citadas e lidas, as escritoras do período moderno, que mantiveram essa longa tradição literária e desenvolveram um estilo literário único, que ainda hoje influencia as grandes escritoras contemporâneas, não são conhecidas levando-nos a pensar de maneira errônea que não houve produções significativas nesse momento. Boa leitura e reflexão!

 

 


 

 

NOTAS IMPORTANTES

・Toda a bibliografia utilizada nesse artigo, exceto Miner (1968), Miyamoto (1994) e Keene (1994) foram adquiridas ou acessadas durante nosso período de Bolsista – Doutoranda pelo “Japan Foundation Studies Fellowship Program (Japanese Studies Overseas and Intellectual Exchange)”, de novembro de 2019 a março de 2020, na Kyoto University of Education. Sendo assim o presente artigo e pesquisa de dados só se tornou possível graças ao apoio e financiamento da Japan Foundation.
・Todos os nomes japoneses são utilizados na ordem japonesa (Sobrenome, Nome). Ex. Yosano Akiko
・A romanização de termos japoneses utiliza o acento circunflexo para representar vogais longas. Ex. joryû bungaku

 

 

*Os usos de imagens e conteúdos desta página são exclusivamente para fins educacionais e de divulgação de cultura japonesa, sem fins comerciais.