RESENHAS CRÍTICAS

Relações Internacionais

A Fundação Japão em São Paulo, em parceria com o Grupo de Estudos sobre Ásia (Geasia) do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP) e coordenação do Prof. Dr. Alexandre Ratsuo Uehara, apresenta o Projeto de Resenhas Críticas em Estudos Japoneses.

O projeto será composto pela divulgação de uma série de resenhas críticas de livros sobre Relações Internacionais, priorizando-se livros recentes e livros considerados essenciais para o entendimento da área. Todos os livros serão disponibilizados na Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo.

O objetivo principal é o de servir de instrumento de pesquisa e divulgação de temas atuais ou relevantes da área de Relações Internacionais do Japão no Brasil. Pretende ainda ser um incentivo à discussões e debates sobre os temas, aproximando os pesquisadores acadêmicos do público em geral.

Num momento no qual o tempo é escasso e a bibliografia é extensa, o projeto lança uma ferramenta de apoio não apenas para os pesquisadores acadêmicos, mas para todo público interessado nos temas abordados.

Boa leitura!

 


IOKIBE, Makoto (Ed.). The History of US-Japan Relations: From Perry to the Present. Palgrave MacMillan. 2017. 352 p.

 

ALEXANDRE RATSUO UEHARA
Coordenador Acadêmico do Centro Brasileiro de Estudos sobre Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC / ESPM). Mestre (1995) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001). Foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000) como bolsista da Fundação Japão. Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Ásia no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.

CONTATO
E-mail: aruehara@usp.br

RESUMO
O livro enfoca a história das interações entre o Japão e os Estados Unidos desde a reinserção japonesa às relações internacionais, que ocorreu em meados do século XIX, até a meados da segunda década do século XXI. Um dos interessantes aspectos presentes nessa publicação e a abordagem da alternância dos diferentes momentos de convergência e divergência de interesses, na história entre esses dois países. Nota-se que há uma grande riqueza de abordagem e informações que são trazidas pelo livro, por isso, é recomendado para todos que queiram ter uma ampla visão do relacionamento entre esses dois países.

 

Leia a resenha >

 


TSUTSUI, Kiyotada (Ed.). Fifteen Lectures on Showa Japan: Road to the Pacific War in recent historiography. Tradução Matiko Noda, Paul Narum. Tóquio: Japan Publishing Industry for Culture (JPIC). 2018. 301 p.

 

ANTONIO GENIVALDO C. DE OLIVEIRA
Pesquisador bolsista do estágio pós-doutoral – PNPD/CAPES – no Programa de Ciência da Religião da PUC-SP e pesquisador associado do NUPRI-GEASIA da USP com pesquisa sobre as interfaces entre Ciência da Religião e Relações Internacionais focando especialmente o contexto japonês do período abordado nesta obra.

CONTATO
E-mail: genomijp@hotmail.com ou  genoli73@gmail.com

RESUMO
A presente edição organizada em quinze temas, parte das diferentes percepções que se tornaram focos de problemas diplomáticos do Japão com a China, Estados Unidos e Coreia. Entre os pesquisadores há uma visão fragmentada dos eventos em virtude das especializações de cada um tornando difícil o diálogo entre os autores que pesquisam eventos do início da Era Showa e os que pesquisam seus últimos anos. Outras publicações continuam a repetir erros passados sem a revisão necessária que as pesquisas recentes, classificadas como “publicações irresponsáveis” e “perigosas” que incorrem na simplificação da história. Com as abordagens presentes no livro, tanto o pesquisador como o leitor comum poderão ter uma visão geral da Era Showa e dos diferentes cenários e motivações que levaram o Japão a se lançar em décadas de guerra e a derrota que deixaram profundas marcas ainda presentes no imaginário japonês. Além de reunir historiadores que conhecem profundamente os temas abordados, há no final de cada capítulo uma lista de obras indicadas para o aprofundamento da questão abordada. Leitura valiosa para quem busca entender a história do Japão e parte da problemática contemporânea de sua política externa no Sudeste Asiático.

Leia a resenha > 

 


CANNON, Tara. Toward the Abe Statement on 70th Anniversary of the End of World War II: Lessons from the 20th Century and a Vision for the 21st Century for Japan. Tóquio: Japan Publishing Industry Foundation for Culture (JPIC), 2019. 332 p.

 

LAIS SANTOS BELINI
Bacharela em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas e Mestra em Língua, Literatura e Cultura japonesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É membra-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais com ênfase em Ásia (Nupri/Geasia) desde 2016. Foi bolsista-pesquisadora do The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (Sylff) e uma das selecionadas para o intercâmbio cultural Juntos!! Japan-Latin America and the Caribbean Exchange Program, realizado pela Japan International Cooperation Center (JICE) em 2017.

CONTATO
E-mail: laisbelini@gmail.com

RESUMO
O livro Toward the Abe Statement on the 70th Anniversary of the End of World War II: Lessons From the 20th Century and a Vision for the 21st Century for Japan transcreve o conteúdo discutido nas sete reuniões que ocorreram entre fevereiro e junho de 2015, evento esse intitulado de Painel consultivo sobre a história do século XX e sobre o papel do Japão e da ordem mundial no século XXI. Essa cerimônia foi realizada com o objetivo de explorar as questões-chave contemporâneas a serem consideradas pelo então Primeiro-Ministro, Shinzo Abe, ao formular suas futuras declarações oficiais, além de ser uma excelente introdução para compreender quais são os litígios políticos que o Japão terá que lidar nas próximas décadas.

Leia a resenha >

 


TANAKA, Akihiko. Japan in Asia: Post-Cold-War Diplomacy. Tradução Jean Connell Hoff. Tóquio: Japan Publishing Industry Foundation for Culture, 2017. 464 p.

 

ERNANI ODA
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, tem mestrado e doutorado em sociologia pela Universidade de Kyoto. É pesquisador do NUPRI (Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais) da Universidade de São Paulo.

CONTATO
E-mail: ernanioda@yahoo.com.br

RESUMO
Além de trazer um bom panorama das relações diplomáticas do Japão na Ásia desde a década de 1970, o livro de Akihiko Tanaka também oferece aos leitores que não dominam o idioma japonês a oportunidade de tomar contato com o trabalho de um dos mais renomados internacionalistas japoneses da atualidade, com uma longa carreira acadêmica desenvolvida na Universidade de Tóquio e no National Graduate Institute for Policy Studies (GRIPS). Trata-se da tradução para o inglês de uma obra publicada originalmente em 2007, mas para esta edição o autor redigiu capítulos adicionais discutindo questões mais recentes, até cerca de 2015.

Leia a resenha >

 


MIYAGI, Taizo. Japan’s Quest for Stability in Southeast Asia: Navigating the Turning Points in Postwar Asia. Traduzido por Midori Hanabusa. Abingdon: Routledge, 2018. 134 p.

 

HENOCH GABRIEL MANDELBAUM
Mestrando em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Integra o Grupo de Estudos sobre a Ásia (GEASIA), do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP). Membro da Midwest Political Science Association (MPSA).

CONTATO
E-mail: henoch@usp.br

RESUMO
O livro procura responder à questão acerca da forma como a Ásia, um continente moldado por movimentos pró-independência, revoluções e guerras civis durante a Guerra Fria, converteu-se na região economicamente mais dinâmica do planeta. Para fazê-lo, o autor analisa a história da Ásia marítima desde 1945, conferindo especial atenção às relações entre o Japão e o Sudeste Asiático no contexto das transformações do cenário internacional no período: a estratégia dos Estados Unidos da América durante a Guerra Fria, a dissolução do Império Britânico na Ásia e a ascensão da China.

Leia a resenha >