Vamos de Kamishibai! – Cozinheiro mal-humorado

Vamos de Kamishibai! > Cozinheiro mal-humorado

 

 

As atividades de Kamishibai (Teatro de Papel) no México

 

Meu marido é mexicano e trabalha com o ensino de arte. O choque que ele teve ao assistir à uma exibição de Kamishibai em Yanakaginza, Tóquio, aconteceu em 2008.

— Isto trará novos ares para os mexicanos, disse ele.

Com essa convicção, ficou muito interessado em realizar uma pesquisa séria sobre o Kamishibai. Por obra do destino, houve o contato com a Professora Eiko Matsui, que nos ensinou a essência e a técnica do Kamishibai

A primeira parte do projeto de Kamishibai do México foi um workshop realizado no Centro Teatral de Michoacán, em 2011, com o subsídio da Fundação Japão.

No mesmo ano, graças à característica de fácil mobilidade do Kamishibai, fizemos propostas à maior feira de livros infantis da América Central e do Sul e ao Ministério da Cultura do México. Felizmente, nosso projeto foi escolhido. Desde então, realizamos mais de 500 palestras ao longo de 10 anos para cerca de 20 mil pessoas, entre crianças e adultos. Por meio do Kamishibai, temos a alegria de compartilhar os sentimentos com a plateia. Realizamos também mais de 20 workshops voltados para pessoas envolvidas com a educação e cultura, totalizando cerca de 600 participantes. 

O Kamishibai criou fortes raízes no México e continua dando frutos em abundância.

 

 

Sakiko Yokoo

 

Nascida na Província de Yamagata, em 1979. 

Cursou graduação e pós-graduação em Dança na Ochanomizu University (Mestrado em Ciências Humanas).

Em 2010, fundou a “teotsunagu” (NPO relacionada ao Japão e ao México). 

A partir de 2011, estabeleceu uma base no México e, desde então, planeja e realiza projetos de intercâmbio, atuando como uma ponte entre as culturas de ambos os países. Já realizou diversas apresentações e orientações sobre Kamishibai e dança com a colaboração do Ministério da Cultura do México, Fundação Japão e outras entidades.

Atualmente, atua em conjunto com o Centro Cultural Keikou, na Cidade do México, tendo como tema “a construção da paz através da cultura”.

 



Vamos ver mais histórias ?

 

 

Para assistir o webinário, clique na imagem abaixo.

 



Página inicial