Vamos de Kamishibai! – Omusubi kororin

Vamos de Kamishibai! > Omusubi kororin

 

Omusubi Kororin” é um conto clássico adorado pelas crianças pelo humor de suas canções. Cantem em japonês com elas. É fácil de achar as canções na Internet procurando pelo título japonês. Existem diferentes versões. Escolha a que achar melhor. As crianças também podem se divertir fazendo “origami” (dobradura de papel) de ratinhos e de outros animais, aprendendendo os nomes dos animais em japonês. Durante a dobradura, elas podem aprender as formas geométricas, como triângulo, quadrado, retângulo, etc.

 

 

Histórico com o kamishibai

 

Tenho ilustrado e escrito histórias de kamishibai desde 2006. Iniciei meu trabalho com o kamishibai criando materiais para um projeto de treinamento de professores do ensino fundamental 1 da rede pública da cidade de Guaratinguetá, no estado de São Paulo.

Em 2008, comecei a usar kamishibai para conduzir programas educacionais nas escolas e bibliotecas da cidade de Cambridge e cidades vizinhas, no estado de Massachusetts (EUA).   

 Desde então, tenho feito as seguintes atividades com kamishibai nos Estados Unidos: 

  • Programas educacionais. Contação de histórias e atividades manuais relacionadas às histórias, em creches, escolas e bibliotecas. 
  • Programa de intercâmbio entre alunos do ensino fundamental. Intercâmbio entre uma escola americana da cidade de Brookline, no estado de Massachusetts, e uma escola japonesa da cidade de Tóquio, chamada Tsukushino Shogakko. Os alunos de cada escola criaram um kamishibai para enviar à outra escola. Também trocaram fotos e informações sobre as suas respectivas vidas escolares. 
  • Workshops e palestras para educadores e estudantes de Pedagogia.  
  • Treinamento sobre como usar o kamishibai nas salas de aula, para institutos educacionais e museus. 
  • Programas de ensino STEAM. Uso do kamishibai como ponto de partida para o estudo de temas científicos e problemas ambientais em escolas e bibliotecas, colaborando com uma professora de Ciências.

 

Yumi Izuyama

 

 

Ilustradora, escritoracontadora de kamishibai (teatro de papel japonês) e professora de língua japonesa. Reside no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Conduz programas educacionais de kamishibai em escolas e bibliotecas desde 2006. Tem 20 anos de experiência escrevendo materiais didáticos multimídia em língua inglesa para crianças. É Mestra em Linguística pela Universidade de York (Inglaterra).  

 



Vamos ver mais histórias ?

 

 

 

Se inscreva também no webinário que acontecerá no dia 14/3 (dom)

 



Página inicial