Agenda
Concurso de Desenhos da Fundação Japão divulga finalistas que ilustrarão calendário de 2022
Publicado por FJSP em Língua Japonesa 15/12/2021
O concurso de desenhos trouxe o tema Hiragana Design e selecionou trabalhos de alunos que estudam a língua japonesa no ensino fundamental e médio de todo o país
O tradicional concurso de desenhos da Fundação Japão trouxe, em 2021, o tema “Hiragana Design”, propondo a associação de um hiragana, que é um dos sistemas de escrita japonês, a um desenho, inserido em uma palavra ou frase em português.
Foram 905 inscritos, provenientes de 39 escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Paraná, Rio Grande de Sul, São Paulo e Distrito Federal.
O concurso, criado há 22 anos, é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.
Para substituir os calendários impressos, os 12 trabalhos selecionados estão no formato de calendário digital (PDF) onde podem fazer o download e usarem como papel de parede ou imprimir em tamanho A4 ou A3.
CALENDÁRIO 2022 (vertical)
CALENDÁRIO 2022 (horizontal)
A novidade para este ano é que os desenhos ilustrarão calendários virtuais, que poderão ser baixados livremente on-line e customizados a partir dos trabalhos finalistas ou que receberam menção honrosa.
Clique no botão abaixo e siga as instruções e tenha o calendário com os 12 desenhos que mais gostou!
(Botão desativado)
Trabalho vencedor
O aluno vencedor foi Vitor Lorenson Bortolini, de 17 anos, que estuda Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Ao lado de seu trabalho, outros 11 finalistas ilustrarão o calendário de 2022 da Fundação Japão.
Vitor já havia participado de um concurso anterior de desenhos da Fundação Japão.
“Participei pela primeira vez dois anos atrás, mas infelizmente não ganhei nada. Desta vez, fiquei bastante surpreso de receber essa notícia, porque não esperava ser premiado”, disse o aluno.
Sua relação com a cultura japonesa começou com o seu interesse pelos anime. Foi a partir daí que se interessou também pelas aulas de japonês em sua escola.
“Além de estudar japonês, participo de vez em quando de eventos, principalmente de anime, e também estive na última edição do Festival do Japão de Porto Alegre. Tenho muita vontade de conhecer o Japão, especialmente a região de Hokkaido”, afirmou.
Agora, Vitor está focado nos estudos, pois está prestando vestibular para Medicina. No momento, aguarda o resultado do ENEM para saber conseguiu a aprovação na Universidade Federal de sua cidade.
Confira, a seguir, os demais trabalhos selecionados para o calendário 2022 da Fundação Japão, em ordem de idade dos participantes.
Os 12 desenhos selecionados
Menção Honrosa – Categoria 6 a 7 anos
Menção Honrosa – Categoria 8 a 9 anos
Menção Honrosa – Categoria 10 a 11 anos
Menção Honrosa – Categoria 12 a 13 anos
Menção Honrosa – Categoria 14 a 15 anos
Menção Honrosa – Categoria 16 anos mais
Comentários
-
Parabéns pela iniciativa de oportunizar os alunos a participarem desse concurso. É notório ver a alegria de todos que participaram.
-
É bom ter iniciativas assim, a Escola participa todo o ano e com isso os alunos são integrados a essa atividade que desperta ainda mais o interessa pela cultura, desenho e interpretação. Tenho certeza que o calendário será uma das obra.
-
Projeto genial, todos os desenhos foram incríveis!
Omoshiroi! Minna san omedetou gozaimasu!