Agenda
Vencedor de concurso de desenho da Fundação Japão é de São José dos Campos
Publicado por FJSP em Arte e Cultura Biblioteca Língua Japonesa 29/01/2018
Exposição
Concurso de Desenhos 2017
Período: 23 de janeiro a 3 de março de 2018
Local: Biblioteca da Fundação Japão
Endereço: Avenida Paulista, 52 – 3º andar, Bela Vista
Horário da biblioteca:
Terça a sexta, das 10h30 às 19:30
Sábado das 9h às 17h
Entrada gratuita
INFORMAÇÕES
Contato: Mayumi ou Aurora
Tel: (11) 3141-0110 / 3141-0843
E-mail: info@fjsp.org.br
Com número recorde de inscritos, os trabalhos homenageiam os 110 anos da imigração japonesa no Brasil em 2018
O tradicional concurso de desenho da Fundação Japão trouxe o tema “110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil – JUNTOS!!”. Com o maior número de inscritos de sua história, participaram 974 desenhos de 42 escolas públicas e privadas dos estados de São Paulo, Amazonas, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
O aluno vencedor foi Luis Henrique Aguiar de Souza, de 16 anos, com o desenho intitulado “Flor de café”. Luis Henrique estuda na Escola Estadual Prof. José Vieira Macedo, em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, em São Paulo.
Ao lado do trabalho vencedor, os de outros 11 finalistas, que também ilustram o calendário de 2018 da instituição, estão expostos no novo espaço cultural da Biblioteca da Fundação Japão. Este é o primeiro de uma série de eventos programados para este espaço multifuncional ao longo do ano.
Foi realizada também uma entrevista com o aluno Luis Henrique, que será exibida no local da exposição. Confira, abaixo, alguns trechos desta entrevista.
O desenho
Eu tinha medo de acabar fazendo alguma coisa muito artificial, então pensei em trazer um momento histórico não fotografado – pelo menos nunca vi uma fotografia disso. Achei divertido focar o brasileiro como o estrangeiro na cena, e tentei imitar o estilo da gravura japonesa tradicional da época da era Edo. Tentei dar um estilo japonês, menos do lado direito, onde tem uma brasileira preparando café, uma cena inesperada.”
Flor de Café
O título “Flor de Café” foi uma descoberta feliz que eu tive, porque as gravuras japonesas sempre costumam vir com um poema no canto da obra. Eu pensei que, se eu estava imitando aquele estilo, eu também deveria colocar. Então encontrei Nempuku Sato, imigrante que veio no Kasato Maru, e continuou a tradição do haicai no Brasil, que são poemas da tradição japonesa. Nesse poema em especial ele fala da flor de café e da vida na fazenda, basicamente. Então eu decidi por ali, em japonês, no canto superior direito esse poema, que virou o título.”
Sobre ser premiado
Fiquei muito feliz, porque todo mundo que desenha e gosta de desenhar fica muito feliz em ter seu trabalho exposto. Eu só posso agradecer à Fundação Japão e àquilo que ela representa, que é esse intercâmbio japonês. ありがとぅございました (Muito obrigado).”
Assista ao depoimento completo do Luis Henrique no vídeo abaixo:
Concurso de Desenho da Fundação Japão
O concurso de desenhos da Fundação Japão foi criado há 17 anos e é realizado entre alunos que estudam japonês em escolas de ensino fundamental e médio.
Os 12 trabalhos expostos também podem ser conhecidos nos calendários, que vem sendo distribuídos gratuitamente aos visitantes da biblioteca da instituição ou no site da Fundação Japão no link que segue abaixo:
https://fjsp.org.br/agenda/concurso_de_desenhos_2017/
Serviço
Exposição
Concurso de Desenhos 2017
Período: 23 de janeiro a 3 de março de 2018
Local: Biblioteca da Fundação Japão
Endereço: Avenida Paulista, 52 – 3º andar, Bela Vista
Horário da biblioteca:
Terça a sexta, das 10h30 às 19:30
Sábado das 9h às 17h
Entrada gratuita
INFORMAÇÕES
Contato: Mayumi ou Aurora
Tel: (11) 3141-0110 / 3141-0843
E-mail: info@fjsp.org.br
Comentários
-
Parabéns Luís Henrique! Essa conquista se deve à sua dedicação e interesse em estudar e aprender cada vez mais a cultura e o idioma japonês. Parabéns também à Fundação Japão que sempre se preocupou em incentivar e dar base e apoio às escolas que ensinam o japonês. Obrigada!!!
Parabens ao aluno e a Professora Noriko do CEL de Sao Jose Dos Campos por incentive e acreditar no talento Dos alunos !