Agenda
Nikkura – Uma viagem ao Japão erudito
Publicado por FJSP em Arte e Cultura 07/11/2016
“Nikkura – Uma viagem ao Japão Erudito”
Data: 13 de novembro de 2016
Local: Centro Cultural FIESP (456 lugares)
Horário: 12h
Duração: 60 minutos
Endereço: Av. Paulista 1313, Cerqueira César, São Paulo
Classificação: livre
Ingressos: Gratuitos – disponíveis em http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/waon.html
Realização: SESI São Paulo
Apoio: Fundação Japão
Mais informações: TAIKOART Produção Cultural
(11) 98132-9905 | taiko@taiko.com.br
O grupo Waon apresenta, em 13 de novembro, o espetáculo “Nikkura – Uma Viagem ao Japão Erudito”. O espetáculo acontece no Centro Cultural FIESP, às 12h, e traz como convidados o violoncelista Moises Lima (Família Lima) e o grupo Setsuo Kinoshita Taiko Group.
Com entrada gratuita e apoio da Fundação Japão, o espetáculo comemora os cinco anos de formação do grupo em uma viagem à música clássica japonesa, possibilitando ao público apreciar cada gênero dentro da história, apresentando curiosidades e características de cada uma delas.
Nikkura – abreviação de Nihon Kurashikku (Clássico Japonês) – trará, no programa, os vários gêneros clássicos japoneses do século XVII ao XX, dos palácios aos feudos, passando pela abertura de seus portos ao mundo até a incorporação da influência da música ocidental.
Para reservar os ingressos, basta acessar o link http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/waon.html, preencher o cadastro e seguir as instruções no site.
A MÚSICA CLÁSSICA JAPONESA
O espetáculo Nikkura – Uma Viagem ao Japão Erudito é uma belíssima oportunidade de conhecer melhor gêneros como Soukyoku, Jiuta, Hauta, Nagauta, Douyou, Minyo e a música clássica Moderna, narrados em suas características musicais e históricas, ao som dos instrumentos tradicionais japoneses.
De acordo com o músico organizador do evento, Setsuo Kinoshita, a música clássica japonesa então está estritamente ligada à história a sua volta, ela foi se estabelecendo conforme o avanço da história do Japão.
“O Gagaku foi introduzido na Era de Nara graças a vinda das culturas chinesas e coreanas. O Jiuta nasceu graças ao sistema que o Japão adotou de subsidiar os cegos, chamados Kengyo, como músicos de Shamisen e Koto. O Nagauta e o Hauta são clássicos de mesma época, que pertenciam as classes altas e popular. O Shouka e o Douyou nasceram por causa do Sistema de Ensino da Era Meiji após a abertura dos portos do Japão. Quando importaram músicas estrangeiras para o ensino nas escolas houve um movimento, que resultou na criação do Douyou, visando desenvolver a sensibilidade das crianças.
Mesmo com uma história tão tradicional, o músico destaca que tanto os instrumentos japoneses, como a sua música, conseguiram se preservar da forma original graças ao duro sistema de Deshi (discípulo).
“Por não serem aceitas criações nesse meio, a música e, consequentemente, os instrumentos tiveram que se manter na sua forma transmitida.”
Com o impacto que o Jazz e o Pop/Rock causaram na sociedade japonesa, com o passar do tempo os instrumentos japoneses passaram a ser considerados “caretas”. Mas esta realidade vem mudando há algumas décadas.
“Atualmente, podemos verificar a introdução de conceitos ocidentais em composições de instrumentos tradicionais, fazendo com que os instrumentos tradicionais japoneses estejam se transformando de instrumentos étnicos para instrumentos do World Music, conquistando cada vez mais adeptos não só no Japão mas em todo o mundo.”
GRUPO WAON
Formado em 2011, o Grupo Waon é natural da cidade de São Paulo, formado por músicos de formação erudita, com a proposta de apresentar a música clássica japonesa, ou a música brasileira com instrumentos japoneses.
A ideia do grupo surgiu quando Setsuo Kinoshita convidou a orquestra de instrumentos japoneses Nihon Ongaku Shudan (Pro Musica Nipponia) para uma apresentação ao Brasil em conjunto com o grupo Wadaiko Sho, em 2008. Na oportunidade, em São Paulo, haviam alguns músicos de música clássica japonesa, mas não havia um grupo formado somente por mestres ou graduados como acontece com o Nihon Ongaku Shudan.
O início do grupo Waon aconteceu em 13 de novembro de 2011, quando Kinoshita teve a oportunidade de participar de uma apresentação em prol aos desabrigados do Tsunami do Japão, junto aos estudantes de música da Unicamp e da USP.
OS MÚSICOS
Moisés Lima (violoncelo)
Sócio-fundador do grupo musical “Família Lima”, toca cello profissionalmente desde os 12 anos. Seu primeiro prêmio veio aos 14 anos de idade, no “Concurso Nacional de Música de Piracicaba”. Aos 16, conquistou o 1º lugar no tradicional concurso “Sebastian Benda”, de Música Clássica. Com a Família Lima, contabiliza mais de 200 aparições em programas de TV, apresentações em 16 países, 10 CDs, 4 DVDs e mais de 1 milhão de cópias vendidas. Já dividiu o palco com consagrados artistas do Japão, como Akira Kushida, Nobuo Yamada e Banda Begin.
Setsuo Kinoshita Taiko Group (taiko)
Formado em 1999, tem seu espaço na região da Vila Mariana/São Paulo. Coordenado por Setsuo Kinoshita, musicoterapeuta formado pela Faculdade Paulista de Artes, e por Mitsue Iwamoto, socióloga formada pela universidade Toyo de Tóquio, desenvolvem o trabalho musicoterapêutico através do taiko e promovem a integração do grupo através do resgate da cultura japonesa.
Mitsue Iwamoto (koto, shamisen e canto)
Mestra em Koto pela Seiha Hougakukai de Tóquio, recebendo o nome “Tokie”. Estudou taiko do gênero Nagauta com Tayaichiro Mochizuki, em Osaka, e Shamisen, com Kazuko Sugiura, em Tóquio. Foi terceira colocada no concurso brasileiro do gênero Minyo, de 2016, da Associação Kyodo.
Setsuo Kinoshita (flautas e taiko)
Bacharel em Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes, é discípulo de Taiko de Tayaichiro Mochizuki (Osaka) e de flautas de Shota Mochizuki (Nara), do gênero musical Nagauta. Foi um dos 10 finalistas solistas de taiko no 9th Tokyo International Taiko Contest de 2010.
Serviço
“Nikkura – Uma viagem ao Japão Erudito”
Data: 13 de novembro de 2016
Local: Centro Cultural FIESP (456 lugares)
Horário: 12h
Duração: 60 minutos
Endereço: Av. Paulista 1313, Cerqueira César, São Paulo
Classificação: livre
Ingressos: Gratuitos – disponíveis em http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/waon.html
Realização: SESI São Paulo
Apoio: Fundação Japão
Mais informações: TAIKOART Produção Cultural
(11) 98132-9905 | taiko@taiko.com.br
Comentários
-
Legal.
-
Legal.
Bom dia ! Agradeço as informações !
Atenciosamente,
Emília Kiyohara