Agenda
Fundação Japão promove série de palestras online “Cidades e Comunidades Sustentáveis”
Publicado por em Estudos Japoneses e Intercâmbio Intelectual 02/03/2021
2ª edição da Formação de Novos Facilitadores para o intercâmbio Japão-Brasil
– Cidades e Comunidades Sustentáveis –
Data: sábado, 13 de março de 2021
Horário: das 19h30 às 22h
Formato: online
Clique aqui para fazer a INSCRIÇÃO (Inscrições encerradas)As pessoas que conseguiram realizar as inscrições, clique aqui, para acessar a palestra e utilize o e-mail que foi cadastrado no momento da inscrição.
O acesso será liberado a partir das 19h00 (horário de Brasília).
Apoio
JCI Brasil-Japão
Para assistir as palestras clique aqui
Com convidados do Brasil e Japão, serão abordadas questões sobre ecologia, sustentabilidade, bambu e empreendedorismo, com tradução simultânea para português, japonês e espanhol
A Fundação Japão em São Paulo promove em 13 de março, sábado, a segunda edição do projeto ”Formação de Novos Facilitadores para o intercâmbio Japão-Brasil”.
O projeto é uma iniciativa para formação de facilitadores, que ser tornariam a ponte entre o Japão e o Brasil, promovendo um intercâmbio cultural por meio da abordagem de questões comuns a ambos os países.
Essa edição será composta de uma série de mini palestras online, com a participação ao vivo de especialistas do Brasil e convidados diretamente do Japão, sob o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Os convidados abordarão questões sobre ecologia, sustentabilidade, bambu e empreendedorismo.
O projeto conta com a participação de facilitadores formados na primeira edição, que vem participando do planejamento e execução desta nova etapa para a sua continuidade.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia até sexta-feira, 12 de março
CLIQUE AQUI para fazer a inscrição. (Inscrições encerradas)
As pessoas que conseguiram realizar as inscrições, clique aqui, para acessar a palestra e utilize o e-mail que foi cadastrado no momento da inscrição.
O acesso será liberado a partir das 19h00 (horário de Brasília).
POR QUE ESSA TEMÁTICA?
Com a realização da primeira edição do projeto, percebemos o quanto a cooperação entre pessoas de diferentes áreas pode abrir portas para novas possibilidades de solução de problemas sociais. Assim, para esta edição, objetivamos além de ampliar conhecimentos, estreitar os laços entre as pessoas, de modo a possibilitar o desenvolvimento social das comunidades e o crescimento intelectual dos facilitadores, adotando para tanto o formato de palestras online abertas ao público.
É fato que o tema da sustentabilidade é destaque tanto no Brasil como no Japão na atualidade, por isso esta série de minipalestras online “Cidades e comunidades sustentáveis” tem o objetivo de refletir sobre os conceitos de sustentabilidade, de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e suas aplicações práticas na vida dos cidadãos. Afinal, acreditamos que a cooperação com o intuito de alcançar a sustentabilidade é o caminho para criar novas conexões entre pessoas, comunidades, cidades, países, ampliando, desse modo, cada vez mais as fronteiras
PROGRAMAÇÃO
・ODS e municípios japoneses: casos práticos, incluindo a cidade de Kameoka (Kyoto), com Cosmo Takagi – JAPÃO
Nesta palestra, apresentaremos o que são os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que podem ser considerados como objetivos comuns do mundo, e como se relacionam com nossas vidas. Além disso, serão apresentados exemplos práticos de governos locais japoneses, como a cidade de Kameoka, Província de Kyoto, que integra “arte e ODS” para alcançar os ODS.
・Culturas Regenerativas: um novo paradigma para as organizações, com Ivy Frizo de Melo – BRASIL
Com o avanço da crise ambiental e social nossa sociedade está vivendo um momento de inflexão, precisamos pensar em alternativas que ressignifiquem nossos padrões de consumo e produção atuais. A Sustentabilidade tem nos apontado caminhos, mas não é suficiente, o que podemos fazer para garantir nosso futuro como espécie? Promover Culturas Regenerativas! As Culturas Regenerativas fazem parte de um novo paradigma desenhado para revitalizar sistemas. As empresas, como sistemas sociais, têm um papel fundamental nessa transição, podendo se beneficiar e contribuir para essa mudança de paradigma. Potencializar Culturas Regenerativas em seus locais de trabalho, ambientes familiares e grupos de convívio é impulsionar esta transformação. Nessa palestra será apresentado sobre esse novo paradigma e explorar possibilidades para contribuir ativamente na construção de um novo futuro possível.
・Ecologia do bambu e do cultivo do bambu no Japão, com Keito Kobayashi – JAPÃO
Apresentação da ecologia do bambu e de seu cultivo no Japão (crescimento clonal, fenômeno raro de floração), como o bambu é utilizado atualmente em diversas regiões do Japão
・“Viva de forma sustentável, use bambu”, com João Paulo Gasparini – BRASIL
Pré-período TAO BAMBU, histórico e formação profissional, motivos para acreditar no bambu como um negócio viável, dificuldades do início, profissionalização da cadeia produtiva de forma geral, momento atual, oportunidades e desafios para o futuro
PALESTRANTES
Cosmo Takagi
Associado de pesquisa, especialmente nomeado da Graduate School of Media and Governance, pela Keio University, no Japão, nasceu em Tóquio, em 1986. Após trabalhar com NPO (Non-profit Organization), a partir de 2012, foi responsável, como membro da equipe da Prefeitura de Yamato na província de Kanagawa, pela Colaboração Residente da cidade. Em setembro de 2017, mudou-se para os Estados Unidos, onde além de conduzir pesquisas no Claremont Evaluation Center de Nova Iorque sobre “Localização de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em governos locais”, concluiu o “Treinamento de Liderança para Avaliação de ODS”, em parceira com o Institute for Training and Research das Nações Unidas (UNITAR).
Desde abril de 2019, ocupa o atual cargo na United Nations University (UNU). Exerce, ainda, os cargos de conselheiro para Promoção dos ODS na cidade de Kamakura; conselheiro para ODS da cidade de Kameoka; pequisador colaborativo do NOTO SDGs Lab.; co-representante da SDGs-SWY, uma organização que trabalha para atingir os ODS centrados na geração dos millennials.
Publicou os livros ODS x guia prático para governos locais: conhecimentos e técnicas que podem ser usadas em campo, pela Gakuyo Publishing Co., Ltd., e Desenhando o futuro da cidade! ODS e governo local, pela Gakuyo Shobo, ambos sem tradução para o português.
SITE (em língua japonesa)
Ivy Frizo de Melo
Designer de Culturas Regenerativas, com foco em autogestão. Bióloga, mestra e doutora em Ecologia, especialista em Educação Ambiental (USP) e Empreendedorismo Social (YIP-Suécia). Já atuou em ONGs de conservação ambiental, como consultora de negócios sociais (ISES), gestora de projetos, conteudista (Fundação Roberto Marinho), co-gestora de Comunidades no Sistema B. Atualmente é membro especialista da rede Harmony with Nature (ONU) e atua como educadora de Cursos de Design Permacultural (PDC), consultora, facilitadora de processos e Designer de Culturas Regenerativas e mentora da InovAtiva Brasil.
Keito Kobayashi
Especialista em ecologia em bambuzais, nasceu na cidade de Ikeda, província de Osaka, no Japão, em 1992. Graduado pelo Department of Environmental Systems Science, Faculty of Science and Engineering, Doshisha University, é mestre e doutorando pela Faculty/Graduate School of Agriculture, Kyoto University.
Na universidade, se interessou por ecologia florestal, principalmente por bambu, que se tornou o foco de sua pesquisa. Com o florescimento dos bambuzais em todo território japonês, algo que não acontecia desde a segunda metade da Era Meiji (1868-1912), o campo de sua pesquisa na pós-graduação se expandiu, englobando todo o Japão. Enquanto conduzia pesquisas sobre ecologia do bambu, participou como guarda-florestal de iniciativa para instalar gabião e seigyu nas margens do rio Kizu, que atravessa o sul da província de Quioto. Ao promover essas atividades na comunidade, percebeu o quanto o bambu faz parte da história e cultura do Japão. Futuramente, pretende continuar suas pesquisas e desempenhar o papel de conectar as pessoas envolvidas com bambu no Japão.
SITE (em língua japonesa)
João Paulo Gasparini
João Paulo Gasparini é co-fundador e CEO da TAO BAMBU. Formado em Psicologia pela Universidade Mackenzie e Pós Graduado em Medicina Tradicional Chinesa no CEATA. trabalhou por 10 anos como Consultor na área de Relações Humanas em consultorias de Recrutamento e Seleção de Executivos em também dentro de grandes multinacionais na mesma área.
Há 5 anos atrás, junto da esposa, enxergou no bambu o ponto de virada para a vida dele e de sua família, além da grande oportunidade de transformação sustentável do Planeta.
A TAO BAMBU é a resposta para esse questionamento de um estilo de vida mais humano. Colocaram em prática o propósito deles e se mudaram de São Paulo capital para Atibaia, interior do Estado e hoje moram numa comunidade em 6 famílias, plantam 70% do que comem, plantam o bambu para utilização na empresa, seus filhos estão crescendo tendo esse relacionamento diário com a Natureza e em resumo são mais FELIZES!
CONVIDADO ESPECIAL
Hiroyuki Hashiguchi
Pesquisador da cultura de bambu, escritor.
Nascido na cidade de Kagoshima, em 1982. Formado em Design pela Musashino Art University (Tóquio). Em 2006, realizou, por meio ano, ações de voluntariado na Comunidade Monte Azul, no Brasil. Em 2007, começa a trabalhar na própria universidade em que se formou. Seu primeiro contato com bambu foi no projeto “EDS Bamboo Design Project”, que foi realizado em conjunto com o Bandung Institute of Technology (ITB), na Indonésia. Desde então, iniciou pesquisas e produções relacionadas com a cultura do bambu, desde o sudeste da Ásia, principalmente Indonésia, até o Japão. Em 2013, saiu da Musashino Art University, e mudou-se para Kagoshima onde trabalhou como freelancer.
Em 2015, em co-autoria com Jeffrey S. Irish, publicou “Life Talk – as 35 pessoas de Sakanoue que caminharam junto com os estudantes”, pela Editora Nanpoushinsha, que recebeu Prêmio de Publicação da Cultura Japonesa do Sul. A partir de 2016, coopera na produção de “Take Akari” (Festival de Lanternas de Bambu) com o “CHIKAKEN” de Kumamoto, ajudando em eventos nacionais e cerimônias memoriais. Além disso, ajudou em projetos relacionados com carvão de bambu e materiais de construção com bambu. Em 2017, foi co-curador da exposição “Bambu – História de um Japão”, que foi realizada na JAPAN HOUSE, em São Paulo. No mesmo ano, em novembro, realizou a exposição “‘Osumi Art Live’ Kami wa ‘Sumi’ ni Yadoru”. Desde 2017, tem produzido decorações e playgrounds de bambu em festivais de música como o “WALK INN FES!* “ e “THE GREAT SATSUMANIAN HESTIVAL”, realizados na província de Kagoshima, como membro do “MOJO Art Exhibition Bamboo Group”. Em fevereiro de 2020, participou do projeto “Formação de Novos Facilitadores para o Intercâmbio Japão-Brasil”, promovido pela Fundação Japão em São Paulo e realizado na cidade de Bauru – SP, no qual apresentou diferentes possibilidades de uso do bambu. Em novembro, realizou palestra e desenvolveu trabalho na “Nanki Shirahama Panda Bamboo EXPO”, realizada na província de Wakayama.
MESTRE DE CERIMÔNIA
Silvia Sasaoka
Doutoranda em Design pela Faac- faculdade de arte arquitetura e comunicações UNESP Bauru, Mestre em Design pela Faac Unesp de Bauru.Bolsista pela CAPES. Graduada em licenciatura em educação artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa Processamento da madeira e materiais compostos, linha de pesquisa de pesquisa Processamento da madeira e bambu.
Atualmente é pesquisadora em design para o desenvolvimento social na produção com bambu. É pesquisadora em Mingei- artesanato popular japonês, recebeu a bolsa para pesquisa no Japão pela Fundação Japão. É gestora cultural, sócia fundadora e diretora de projetos orientados para comunidades na organização não governamental- Instituto Botucatu. Tem experiência na área de Educação, produção cultural e curadorias com ênfase em projetos que integram design e artesanato. Foi coordenadora de projetos culturais na A Casa- museu de artes e artefatos brasileiros – atualmente A Casa- Museu do Objeto Brasileiro (1999-2002), consultora em design no Artesanato Solidário- Artesol ( 2002- 2011).
SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição do projeto foi realizada em 2020 e trouxe a temática do Bambu: a revitalização de uma comunidade. Foram trabalhados temas sobre sustentabilidade e design social, abordando a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e da revitalização das comunidades locais.
Na ocasião, uma parceria com o Projeto Bambu/UNESP promoveu um trabalho com um grupo de artesãos do Assentamento Horto Aimorés, a Associação Agroecológica Viverde, que puderam acompanhar de perto o processo de capacitação desse grupo de artesãos na cadeia produtiva do bambu e na confecção de produtos e construções, que já vinha sendo realizado.
Ainda no projeto, foram selecionados 12 jovens de diversas áreas, das regiões de São Paulo, Sorocaba e Bauru, para se tornarem novos facilitadores e apresentarem novas ideias sobre a utilização do bambu, que participaram de um workshop de lanternas de bambu, ministrado pelo nosso convidado do Japão, o especialista Kenshi Mishiro, da empresa CHIKAKEN.
Ao final, foi realizado um Festival de Lanternas de Bambu, com exposição das peças confeccionadas durante o workshop.
Também houve a palestra “Diversidade da Utilização de Bambu”, ministrada pelo convidado, ao lado do pesquisador em cultura de bambu, Hiroyuki Hashiguchi.
Veja com mais detalhes como foi a primeira edição acessando o link abaixo
https://fjsp.org.br/novos_facilitadores_2020_bambu/
APOIO
Serviço
2ª edição da Formação de Novos Facilitadores para o intercâmbio Japão-Brasil
– Cidades e Comunidades Sustentáveis –
Data: sábado, 13 de março de 2021
Horário: das 19h30 às 22h
Formato: online
Clique aqui para fazer a INSCRIÇÃO (Inscrições encerradas)As pessoas que conseguiram realizar as inscrições, clique aqui, para acessar a palestra e utilize o e-mail que foi cadastrado no momento da inscrição.
O acesso será liberado a partir das 19h00 (horário de Brasília).
Apoio
JCI Brasil-Japão
Comentários
-
-
Prezado Sr. Sergio.
Agradecemos pelo interesse pelo evento. Para o senhor poder participar na palestra, primeiramente solicito ao senhor fazer a inscrição pelo link (Clique aqui para fazer a INSCRIÇÃO) que se encontra no serviço que fica no início da página, ou acesse http://live.vitaminavideo.com.br/japanfoundation/01/ . Assim que o senhor concluir a inscrição, será enviado na véspera do evento um e-mail com o link e as instruções para o senhor conseguir assistir a palestra.
Caso haja mais dúvidas, estamos dispostos para qualquer esclarecimento.
-
-
Gostaria de agradecer pela futura inscrição e no aguardo do inicio da palestra.Grata!!!
Merilane Conceição. -
Maravilhoso projeto!!
-
Boa noite!
Fiquei muito feliz e satisfeita em participar de um evento tão importante,adorei todas as palestras.
Por favor,gostaria de saber se será disponibilizado certificado. Obrigada.-
Prezada Marilandia.
Muito obrigado pela participação no evento e ficamos contentes que ficou feliz e satisfeita. Infelizmente, para essa palestra não terá certificado para os participantes.
Muito obrigado.
-
-
Excelente a contribuição dos palestrantes.
Atenciosamente:
Cristiane Mucha Fragozo
boa tarde. Recebi contato do sr. Ronni para participar do evento